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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Paus Secos
Caem
Acuruí
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Linha Iaçu-Bonfim, 1953
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1918-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1994)
CAEM
Município de Caem, BA
Linha Centro-Sul - km 630,550 (1960)   BA-3302
    Inauguração: 12.10.1918
Uso atual: em pé; uso não conhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caem foi inaugurada em 1918. "O desbravamento desse território iniciou-se no final do século XIX por garimpeiros em trânsito para as minas de ouro de Jacobina. À margem do rio da Prata, posteriormente denominado rio Caém, foram construídas residências e uma igreja formando o "Sítio Papagaio". Iniciando-se a construção do ramal ferroviário em 1910, verificou-se o deslocamento em massa de operários à procura de trabalho na via férrea, surgindo cabanas em toda a

ACIMA: Ponte ferroviária próxima a Caem, em foto de 2008 (Foto Roosevelt Reis).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1918 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
margem da estrada. Quando concluído o ramal em 1918, as famílias dos operários se aglomeraram nas imediações daquele sítio onde se edificou a estação, cuja placa de identificação continha a inscrição "Caem", uma homenagem ao engenheiro construtor da ferrovia e sua esposa, naturais da cidade francesa de Caem" (www.pfldabahia.org.br). A estação ainda está de pé e relacionada como bem cultural baiano. Não sei seu uso (www.censocultural.ba.gov.br), mas estava sendo reformada em julho de 2008, infelizmente com descaracterização e construção de um anexo.
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Jacobina e a estação de Caem (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Eliel Ferreira Magalhães; Roosevelt Reis; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; www.censocultural.ba.gov.br; www.pfldabahia.org.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Caem em junho de 2008. Foto Eliel Ferreira Magalhães

A estação de Caem em junho de 2008. Foto Eliel Ferreira Magalhães

A estação de Caem em junho de 2008. Foto Eliel Ferreira Magalhães

A estação, em julho do mesmo ano, em reforma. Foto Roosevelt Reis
   
     
Atualização: 21.10.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.