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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Jacobina
Paus Secos
Caem
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Linha Iaçu-Bonfim, 1953
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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V. F. F. Leste Brasileiro (1944-1975)
RFFSA (1975-1994)
PAUS SECOS
Município de Jacobina, BA
Linha Centro-Sul - km 549,670 (1960)   BA-4093
    Inauguração: 1944
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Paus Secos foi inaugurada em 1944.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1944 a 1970. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Jacobina e também por Pau Seco (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
Teve trens de passageiros até 1970. Não se tem nenhuma informação adicional sobre esta antiga estação, que como outras da linha, fechou em 1970. Segundo o relatório do Ministério dos Transportes: Anexo 1 ao Termo de Transferencia no. 587/2010, Imóveis não operacionais da Extinta RFFSA transferidos para a SPU, ainda existe uma edificação no "ponto Pau Seco": deve ser a antiga estação.

(Fontes: IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Ministério dos Transportes: Anexo 1 ao Termo de Transferencia no. 587/2010, Imóveis não operacionais da Extinta RFFSA transferidos para a SPU, 2010; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 30.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.