A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Rui Barbosa
Macajuba
Jequitibá
...

Linha Iaçu-Bonfim, 1953
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
V. F. F. Leste Brasileiro (1951-1975)
RFFSA (1975-1994)
MACAJUBA
Município de Macajuba, BA
Linha Centro-Sul - km 692,322 (1960)   BA-4442
    Inauguração: 1955
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1951
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Macajuba foi inaugurada em 1955,

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação somente durante o ano de 1970. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Muritiba. Notar a estação bem distante da sede (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
depois de juntadas as linhas que vinham de Senhor do Bonfim, ao norte, e a que vinha de Iaçu, no sul. Teve trens de passageiros até 1970, mas nos guias de horários somente aparece nesse mesmo ano como sendo usada como parada dos trens de
passageiros. A estação ainda estava de pé em 2009, sem uso conhecido. Não tenho qualquer informação sobre o estado atual dessa estação. (Leia sobre o trem de passageiros no ramal)
(Fontes: Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
     
Atualização: 04.11.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.