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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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França
Miguel Calmon
Bagres
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Linha Iaçu-Bonfim, 1953
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1923-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1994)
MIGUEL CALMON
Município de Miguel Calmon, BA
Linha Centro-Sul - km 590,717 (1960)   BA-3066
    Inauguração: 12.10.1923
Uso atual: estação rodoviária   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido em 1984 (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 

ACIMA: A linha Iaçu-Bonfim, conforme projeto do ano de 1910. Iaçu na época ainda se chamava Sítio Novo, na linha da Central da Bahia, ao sul. A construção se deu a partir dos anos seguintes, e os primeiros trechos foram entregues em 1917, partindo dos dois extremos do projeto. O trajeto final não foi muito diferente do que aparece no mapa. A linha, no entanto, somente veio a ficar pronta com a junção dos dois ramais que partiam de Iaçu e de Bonfim, no ano de 1951, quando as prioridades já eram diferentes e a situação das ferrovias em todo o Brasil já não era nada promissora. Notar que as linhas de Mundo Novo para o oeste e de Jacobina para o leste jamais foram construídas (Mapa do livro Viação Ferrea da Bahia, de Elpídio de Mesquita, 1910).
A ESTAÇÃO: A estação de Miguel Calmon foi inaugurada em 1923. Na abertura da estação, o povoado se chamava então Canabrava, que foi, provavelmente, o nome original da estação. O município foi instalado logo

ACIMA: Ponte ferroviária provisória em Miguel Calmon, em 1923. ABAIXO: a ponte definitiva, já sem trilhos, em 2008 (Acervo Pedro Genezio).
depois, em agosto de 1924, assumindo a partir daí o nome atual, como homenagem a um político baiano. A chegada da ferrovia à cidade não resolveu somente o problema de transporte; resolveu também o abastecimento de água, pois era a Chemins de

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1923 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
Fer que doou ao município água canalizada das Cabaceiras até a caixa d'água, onde a máquina a vapor seria abastecida, e também à população, que antes se servia de água trazida em lombo de burro. De dezembro de 1930 a dezembro de 1943, a cidade teve o nome

alterado para Djalma Dutra, um dos elementos da Coluna Prestes; a estação, no entanto, manteve o nome de Miguel Calmon. Possivelmente o nome da estação se manteve porque esta ficava longe da cidade, que voltou a ter o nome da estação no início de 1944. Nesta mesma época, o prédio anterior (primeira foto abaixo) foi substituído pelo atual. Por ali passaram trens de passageiros até fevereiro de 1977. A estação hoje serve como estação rodoviária, está bem preservada externamente e segue o padrão das estações construídas pela VFFLB durante os anos 1940.

ACIMA: O Ministro Miguel Calmon (Revista da Semana, 18/11/1922).

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Miguel Calmon (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Roosevelt Reis, 2008; Ricardo Barros de Araújo, 2008; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Elpídio de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia, 1910; Revista da Semana, 1922; www.miguelcalmon.ba.gov.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980
; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original, nos anos 1930, quando a cidade se chamava Djalma Dutra. Acervo Pedro Genezio

A estação em 2008. Foto Ricardo Barros de Araújo

A estação em 2008. Foto Janete Belitardo
     
Atualização: 19.02.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.