A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Piritiba
França
Miguel Calmon
...

Linha Iaçu-Bonfim, 1953
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1923-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1994)
FRANÇA
Município de Piritiba, BA
Linha Centro-Sul - km 610,206 (1960)   BA-3065
Altitude: 511 m   Inauguração: 12.10.1923
Uso atual: abandonada e em ruínas (2006)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de França foi inaugurada em 1923. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1960.

França
é um distrito afastado do município de Piritiba, que teve a estação aberta 11 anos antes da estação da sede da cidade.

Teve trens de passageiros até por volta de 1978, pelo menos é o que se depreende dos Guias Levi.

"O povoado do França, no município de Piritiba, foi uma localidade próspera nos áureos tempos da estrada de ferro. Era uma das paradas do ramal Bonfim/Piritiba e também ficava ali instalada a única oficina de trens desse trecho, onde eram feitos os reparos em locomotivas e vagões. Hoje esta estação e o galpão da oficina da Leste se encontram em estado de total abandono e esquecimento pelo poder público" (Jornal Primeira Página, Jacobina: Estação do França está em ruínas, 30/3/2002, p. 2)".

"A antiga estação ferroviária localizada no distrito de França, em Piritiba, encontra-se em ruínas e em total abandono, o que deixa os moradores bastante tristes com tamanho descaso" (Elimário Teixeira, Piritiba, BA, em 30/05/2006).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1923 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Piritiba e também por França, esta bem ao norte, na divisa municipal (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

(Fontes: Elimário Teixeira; Roosevelt Reis; Ricardo Barros de Araújo; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vols. VII e XXI, 1960; Fabiana Machado da Silva: O trem das grotas: A ferrovia Leste-Brasileiro e seu impacto social em Jacobina, UNEB/Santo Antonio de Jesus, 2009; Jornal Primeira Página, Jacobina: Estação do França está em ruínas, 30/3/2002, p. 2; Inventariança da RFFSA: Anexo 1 ao Termo de Transferência no. 587/2010, 2010; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de França, abandonada...

...não parece tão mal quando olhada de frente...

...mas, no fundo, é só ruína. Fotos Ricardo Barros de Araújo
     
Atualização: 18.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.