A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Poços
Mundo Novo
Piritiba
...

Linha Iaçu-Bonfim, 1953
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1923-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1994)
MUNDO NOVO (antiga BARRA)
Município de Mundo Novo, BA
Linha Centro-Sul - km 647,294 (1960)   BA-3067
Altitude: 523 m   Inauguração: 16.02.1937
Uso atual: depósito (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mundo Novo foi inaugurada em 1937. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1960.

É desta obra a descrição do município, nessa mesma época: "O município de Mundo Novo situa-se numa zona de criação melhorada de gado bovino, contando para isto com vários fatores favoráveis: a maior umidade do solo, permitindo melhor cultivo de plantas forrageiras, o traçado do "caminho do gado" que, partindo do vale do São Francisco, cruza esta região em demanda a Feira de Santana e, por fim, a estrada de ferro que a comunica com a capital do Estado. Pelo ramal da Leste Brasileiro o gado da região é transportado para Salvador. Trata-se de um município revestido pela "mata de cipó", a qual tem sido bastante devastada para dar lugar à expansão dos pastos de capim colonião, cada dia mais extensos".

A estação de Mundo Novo permaneceu como ponta de linha do trecho ferroviário
que partia do norte, de Senhor do Bonfim, via Jacobina, durante 14 anos, até a junção deste com o trecho que vinha do sul, de Iaçu, via Itaberaba.

Também se chamou por algum tempo
Barra do Mundo Novo - aliás, este é o nome que ainda ostentava no dístico, em 2008. Teve trens de passageiros até por volta de 1978, pelo menos é o que se subentende dos Guias Levi.

"
Eu morava na Barra, povoado onde fica a estação, que está em pé até hoje, na época do trem ainda existente. Este realmente parou em fins dos anos 1970, inclusive os cargueiros. Eu estudava em Senhor do Bonfim e pegava o trem todos os dias. Era o Trem da Grota, sempre misto, com 3 carros de passageiros: o de 1ª, com poltronas estofadas, o de 2ª, com assentos de madeira e o carro-restaurante, que podia ser usado pelos passageiros da 1ª classe. Os últimos trens que por lá passaram já foram com locomotivas Diesel. O povoado, Barra, como é chamado popularmente, ou Barra do Mundo Novo, nome oficial, e que fica a 6 km da sede do município (Mundo Novo), até hoje por estrada de chão, na época sobrevivia do trem.

O movimento era muito grande, havia hotéis e pensões pois os trens que saíam de Senhor do Bonfim e de Iaçu se cruzavam na Barra, e, segundo ele, por volta de 6 da tarde, e seguiam viagem somente no dia seguinte, obrigando os passageiros ao pernoite na vila, o que gerava esse grande movimento. Tão grande que chegou a se cogitar a mudança da sede do município para lá, a estação por isso chegou a se chamar somente Mundo Novo (embora jamais a sede tenha sido passada para lá). Depois da supressão dos trens, o povoado perdeu muito em importância e hoje é um local pouco procurado, tendo a população decrescido bastante também. A estação hoje serve de depósito e ainda pertence à RFFSA, sendo utilizada por terceiros. Os trilhos realmente foram retirados, aos poucos
" (Depoimento de Wellington, de Mundo Novo, BA, em 5/12/2005).


AO LADO: A linha Iaçu-Bonfim, conforme projeto do ano de 1910. Iaçu na época ainda se chamava Sítio Novo, na linha da Central da Bahia, ao sul. A construção se deu a partir dos anos seguintes, e os primeiros trechos foram entregues em 1917, partindo dos dois extremos do projeto. O trajeto final não foi muito diferente do que aparece no mapa. A linha, no entanto, somente veio a ficar pronta com a junção dos dois ramais que partiam de Iaçu e de Bonfim, no ano de 1951, quando as prioridades já eram diferentes e a situação das ferrovias em todo o Brasil já não era nada promissora. Notar que as linhas de Mundo Novo para o oeste e de Jacobina para o leste jamais foram construídas (Mapa do livro Viação Ferrea da Bahia, de Elpídio de Mesquita, 1910).

ACIMA: Ao centro da foto, a estação de Mundo Novo, na localidade de Barra, em 1957. O bairro, a 6 km da sede do município, está ao fundo (Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXI, 1960).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1923 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Mundo Novo. Notar a estação com o nome de Barra, distante da sede (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

(Fontes: Wellington, de Mundo Novo; Elpídio de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia, 1910; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII e XXI, 1960; Inventariança da RFFSA: Anexo 1 ao Termo de Transferência no. 587/2010, 2010; www.mundonovoba. com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Mundo Novo, em 2008...

...depredada e com uma placa de oficina mecânica...

...em fotos do site www.mundonovoba.com.br
     
Atualização: 28.07.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.