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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1923-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
MUNDO
NOVO (antiga BARRA)
Município de Mundo Novo, BA |
Linha Centro-Sul - km 647,294 (1960) |
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BA-3067 |
Altitude: 523 m |
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Inauguração: 16.02.1937 |
Uso atual: depósito (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego
ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha
Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro
trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a
Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha
saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa)
em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados
um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores
e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda
a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota",
extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso
(oficialmente, em 1994) em condições não muito
bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul
no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu,
em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não
algumas das antigas estações. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Mundo Novo foi inaugurada em
1937. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1960.
É desta obra a descrição do município,
nessa mesma época: "O município de Mundo Novo
situa-se numa zona de criação melhorada de gado bovino,
contando para isto com vários fatores favoráveis: a
maior umidade do solo, permitindo melhor cultivo de plantas forrageiras,
o traçado do "caminho do gado" que, partindo do vale
do São Francisco, cruza esta região em demanda a Feira
de Santana e, por fim, a estrada de ferro que a comunica com a capital
do Estado. Pelo ramal da Leste Brasileiro o gado da região
é transportado para Salvador. Trata-se de um município
revestido pela "mata de cipó", a qual tem sido bastante
devastada para dar lugar à expansão dos pastos de capim
colonião, cada dia mais extensos".
A estação de Mundo Novo permaneceu como ponta
de linha do trecho ferroviário que
partia do norte, de Senhor do Bonfim,
via Jacobina,
durante 14 anos, até a junção deste com o trecho
que vinha do sul, de Iaçu,
via Itaberaba.
Também se chamou por algum tempo Barra
do Mundo Novo - aliás, este é
o nome que ainda ostentava no dístico, em 2008. Teve trens
de passageiros até por volta de 1978, pelo menos é o
que se subentende dos Guias Levi.
"Eu morava na Barra, povoado onde
fica a estação, que está em pé até hoje, na época do trem ainda existente.
Este realmente parou em fins dos anos 1970, inclusive os cargueiros.
Eu estudava em Senhor do Bonfim e pegava o trem todos os dias. Era
o Trem da Grota, sempre misto, com 3 carros de passageiros: o de 1ª,
com poltronas estofadas, o de 2ª, com assentos de madeira
e o carro-restaurante, que podia ser usado pelos
passageiros da 1ª classe. Os últimos trens que por lá passaram já
foram com locomotivas Diesel. O povoado, Barra, como é chamado
popularmente, ou Barra do Mundo Novo, nome oficial, e que fica a 6
km da sede do município (Mundo Novo), até hoje por estrada de chão,
na época sobrevivia do trem.
O movimento era muito grande, havia hotéis e pensões pois os trens
que saíam de Senhor do Bonfim e de Iaçu se cruzavam na Barra, e, segundo
ele, por volta de 6 da tarde, e seguiam viagem somente no dia seguinte,
obrigando os passageiros ao pernoite na vila, o que gerava esse grande
movimento. Tão grande que chegou a se cogitar a mudança da sede do
município para lá, a estação por isso chegou a se chamar somente Mundo
Novo (embora jamais a sede tenha sido passada para lá). Depois da
supressão dos trens, o povoado perdeu muito em importância e hoje
é um local pouco procurado, tendo a população decrescido bastante
também. A estação hoje serve de depósito e ainda pertence à
RFFSA, sendo utilizada por terceiros. Os trilhos realmente foram retirados,
aos poucos" (Depoimento de Wellington, de Mundo Novo,
BA, em 5/12/2005).
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AO LADO: A linha
Iaçu-Bonfim, conforme projeto do ano de 1910. Iaçu
na época ainda se chamava Sítio Novo, na linha
da Central da Bahia, ao sul. A construção se
deu a partir dos anos seguintes, e os primeiros trechos foram
entregues em 1917, partindo dos dois extremos do projeto.
O trajeto final não foi muito diferente do que aparece
no mapa. A linha, no entanto, somente veio a ficar pronta
com a junção dos dois ramais que partiam de
Iaçu e de Bonfim, no ano de 1951, quando as prioridades
já eram diferentes e a situação das ferrovias
em todo o Brasil já não era nada promissora.
Notar que as linhas de Mundo Novo para o oeste e de Jacobina
para o leste jamais foram construídas (Mapa do livro
Viação Ferrea da Bahia, de Elpídio de
Mesquita, 1910).
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ACIMA: Ao centro da foto, a estação
de Mundo Novo, na localidade de Barra, em 1957. O bairro, a 6 km da
sede do município, está ao fundo (Foto Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXI, 1960).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação
de 1923 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA: Mapa dos anos 1950
mostra a linha passando pelo município de Mundo Novo. Notar
a estação com o nome de Barra, distante da sede (IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Wellington, de Mundo
Novo; Elpídio de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia,
1910; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII e XXI, 1960; Inventariança da RFFSA: Anexo 1
ao Termo de Transferência no. 587/2010, 2010; www.mundonovoba. com.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Mundo Novo, em 2008... |
...depredada e com uma placa de oficina mecânica... |
...em fotos do site www.mundonovoba.com.br |
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Atualização:
28.07.2017
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