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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1934-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
PIRITIBA
Município de Piritiba, BA |
Linha Centro-Sul - km 630,550 (1960) |
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BA-3064 |
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Inauguração: 20.07.1934 |
Uso atual: Centro Cultural |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio
ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Piritiba foi inaugurada em 1934. Em 1937 a linha seguiu
até Mundo Novo, onde estacionou até 1951, quando
se juntaram os dois trechos ferroviários, o que vinha de Senhor
do Bonfim e o que vinha de Iaçu, no sul. A Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1958,
descreve a cidade nessa época: "Há 25 logradouros
dos quais 4 são calçados a pedras
ACIMA: Estação de Piritiba, em 1957.
Ao fundo, a cidade (Foto Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, vol. XXI, 1958). ABAIXO: Trem em Piritiba,
talvez anos 1960 (http:// piritibanet.blogspot.com).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação de 1934
a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
irregulares. No ano de 1956,
contava 817 prédios, sendo a estação da estrada
de ferro o principal edifício. Estavam registrados na Prefeitura
Municipal oito automóveis e nove caminhões. Funcionam
4 pensões na cidade com capacidade para 34 hóspedes".
Teve trens de passageiros até fevereiro 1977. Em 2008 a estação
estava de pé, muito bem conservada, servindo como centro cultural.
ACIMA:
Trem da Leste em Piritiba, sem data (http://piritibanet.blogspot.com.br).
ABAIXO: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município
de Piritiba (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Prefeitura Municipal
de Piritiba, http://piritiba.ba.gov.br/cultura; http:// piritibanet.blogspot.com;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vols.
VII e XXI, 1960; Elpídio de Mesquita: Viação
Ferrea da Bahia, 1910; www.miguelcalmon.ba.gov.br; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Piritiba em 2008. Foto da Prefeitura
Municipal |
A estação de Piritiba em 2008. Foto da Prefeitura
Municipal |
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Atualização:
01.05.2013
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