A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Mundo Novo
Piritiba
França
...

Linha Iaçu-Bonfim, 1953
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1934-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1994)
PIRITIBA
Município de Piritiba, BA
Linha Centro-Sul - km 630,550 (1960)   BA-3064
    Inauguração: 20.07.1934
Uso atual: Centro Cultural   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Piritiba foi inaugurada em 1934. Em 1937 a linha seguiu até Mundo Novo, onde estacionou até 1951, quando se juntaram os dois trechos ferroviários, o que vinha de Senhor do Bonfim e o que vinha de Iaçu, no sul. A Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1958, descreve a cidade nessa época: "Há 25 logradouros dos quais 4 são calçados a pedras

ACIMA: Estação de Piritiba, em 1957. Ao fundo, a cidade (Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXI, 1958). ABAIXO: Trem em Piritiba, talvez anos 1960 (http:// piritibanet.blogspot.com).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1934 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
irregulares. No ano de 1956, contava 817 prédios, sendo a estação da estrada de ferro o principal edifício. Estavam registrados na Prefeitura Municipal oito automóveis e nove caminhões. Funcionam 4 pensões na cidade com capacidade para 34 hóspedes". Teve trens de passageiros até fevereiro 1977. Em 2008 a estação estava de pé, muito bem conservada, servindo como centro cultural.
ACIMA: Trem da Leste em Piritiba, sem data (http://piritibanet.blogspot.com.br). ABAIXO: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Piritiba (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

(Fontes: Prefeitura Municipal de Piritiba, http://piritiba.ba.gov.br/cultura; http:// piritibanet.blogspot.com; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vols. VII e XXI, 1960; Elpídio de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia, 1910; www.miguelcalmon.ba.gov.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Piritiba em 2008. Foto da Prefeitura Municipal

A estação de Piritiba em 2008. Foto da Prefeitura Municipal
 
     
Atualização: 01.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.