A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cedron
Propriá
Porto Real do Colégio
...

Linha Norte em Sergipe (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1920-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1972)
PROPRIÁ
Município de Propriá, SE
Linha Norte - km 550,390 (1960)   SE-2409
Altitude: 17 m   Inauguração: 1920
Uso atual: abandonada (2012)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1920?
 
 
HISTORICO DA LINHA: Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.
 
A ESTAÇÃO: Há divergências quanto à data da inauguração da linha e da estação ferroviária de Propriá pela Chemins de Fer francesa. O IBGE aponta o ano de 1920, cinco anos depois de a linha ter chegado à estação anterior, Cedron.

Em 1932, já existe a estação nos guias de horários.

O Guia Geral de 1960 aponta o dia 6 de agosto de 1956, já na administração da VFFLB estatal. Esta última data está errada: pode ser a data de uma eventual mudança de local do prédio, ou da construção de um novo.

Realmente, houve duas estações em Propriá, mas se presume que a segunda, de linhas arquitetônicas típicas da RFFSA, tenha sido construída apenas na época da entrega da ponte sobre o rio São Francisco, que se deu em dezembro de 1972. Muitas dúvidas e nenhuma certeza.

Antes disso, a primeira balsa havia iniciado as operações em 1963 e a segunda, mais robusta e já chamada de ferry-boat, veio em 1967.

As fotos conseguidas mostram uma estação pequena e bastante em acordo com a arquitetura das outras estações construídas pela Chemins de Fer nos anos 1910 em Sergipe. De qualquer forma, a estação era originalmente o ponto final da linha Norte da V. F. F. Leste Brasileiro.

Ali o rio São Francisco, sem ponte ferroviária até dezembro de 1972, obrigava a tomada de balsas pelos passageiros e cargas para continuar até o norte do País por via férrea. Finalmente, no final de 1972, a ponte chegou (é uma ponte rodoferroviária, a BR-101 - ver fotos ao pé da página) e os trens da RFFSA puderam fazer a ligação pela linha diretamente.

"Já passei em situações mais drásticas, por exemplo, em Propriá, que o trem da Leste chegou a noite e o da Nordeste só sairia no dia seguinte. A estação ficava bem longe da cidade e não havia como chamar um taxi (o telefone estava quebrado). Comida eu tinha, mas tive que dormir na plataforma mesmo, que nem banco tinha (Coaraci Camargo, 17/3/2016).

O prédio da velha estação foi sede do Tiro de Guerra de Sergipe a partir de 1975, três anos depois de fechar,
substituída pela estação Propriá-nova em 1972. O fato de a foto ser desse ano mostra que ela - a estação velha - sobreviveu até a entrega da ponte em dezembro.

A estação ainda servia como sede do Tiro de Guerra em 2010. No final de 2012, estava abandonada, o Exército a deixara.

(Veja também PROPRIÁ-NOVA)


ACIMA: Barco que conduzia pessoas e cargas não até Porto Real do Colégio, na outra margem do rio, em Alagoas, mas a Penedo, também em Alagoas mas rio abaixo, em 1922 (Revista Illustração Brasileira, setembro de 1922).

ACIMA: Balsa ferroviária entre Porto Real, na RFN, e Propriá, na VFFLB (Acervo Flavio Cavalcanti. Sem data).

ACIMA: A estação de Propriá - a velha - ainda funcionava por volta de 1972, antes da conclusão e entrega da ponte sobre o São Francisco. Note-se a pobreza dos que aguardam pelo trem da VFFLB (Geografia Ilustrada, edição de 1975).

 

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1920 a 1972. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
(Fontes: Claudio Vitoriano Rocha; Sydney Correa; Flavio Cavalcanti; revista REFESA; Illustração Brasileira, setembro de 1922; Folha de S. Paulo, 26/6/1963; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Propriá, sem data. Autor desconhecido

Estação de Propriá com o trem. Anos 1950? Autor desconhecido

Em dezembro de 1972, finalmente a ponte chegou a Propriá e ligou a linha da VFFLB à da CFN...

...do outro lado do rio São Francisco, em Porto Real do Colégio (Fotos da revista REFESA)

Estação velha de Propriá em 2007. Foto Claudio Vitoriano Rocha

A estação de Propriá em 2012. Foto Claudio Vitoriano Rocha

A estação em 13/1/2021. Foto Rodrigo Henrique
   
     
Atualização: 21.07.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.