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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ponta da Areia
Caravelas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bahia-Minas (1897-1912)
Chemins de Fer Federaux de l'Est Bresilien (1912-1936)
E. F. Bahia-Minas (1936-1965)
Viação Férrea Centro-Oeste (1965-1966)
CARAVELAS
Município de Caravelas, BA
E. F. Bahia-Minas - ramal de Caravelas - km 5 (1962)   BA-0200
Altitude: -   Inauguração: 1897
Uso atual: estação rodoviária (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caravelas teria sido inaugurada em 1897 (segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil), como ponta de um curto ramal de 5 quilômetros, segundo Arysbure B. Eleuterio. Porém, as narrativas abaixo tentam explicar o por quê de datas tão diferentes.

A inauguração, segundo um jornal da época, teria ocorrido em 1882 (ver caixa abaixo) e não em 1897. Houve uma grande festa e muitas personalidades políticas partiram do Rio de Janeiro para lá. A notícia trágica e curiosa ficou para um dos presentes, morador da cidade de Philadelphia (hoje Teofilo Ottoni), que foi flechado e morto por um índio botocudo durante as comemorações (ver também caixa abaixo).

Na época da construção teria havido um movimento da Câmara de Caravelas para que a estação final fosse lá e não em Ponta de Areia, mas os engenheiros construtores não concordaram e mantiveram o local original. Parece que a estação de Ponta da Areia era chamada indistintamente de Ponta de Areia e de Caravelas, até a inauguração desta última, a 5 km da estação inicial, em 1897.

Segundo Jeanne Albuquerque, o atual prédio foi construído em 1926: "Em 14 de junho de 1926 consta a abertura de um ramal de 4 km de Ponta de Areia para Caravelas. Eu tinha esta data para a estação de lá. Normalmente quando as pessoas falam do trecho Caravelas para Aimorés estão se referindo ao Município e não à cidade, já que Ponta de Areia faz parte de Caravelas".

Curiosamente, a estação não aparece no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, mas volta a aparecer no Guia Levi em 1962.

A estação foi fechada em 1966, com o fim das atividades da ferrovia.

O seu fim parece ter sido trágico, em 1966: "Tenho um recorte de uma entrevista dum agente de estacão de Caravelas, publicado no jornal O Estado de S. Paulo. Assim que a ferrovia teve o tráfego suspenso, os populares correram para saquear o que era possível. O que não foi possível de se levar foi devidamente queimado no lugar. Isso são palavras do entrevistado..." (Lourenço Paz,
12/2005
).

Mas não foi o fim. O prédio da estação ainda estava de pé em 2015, servindo como estação rodoviária.

 
1882
AO LADO:
Festas na inauguração da estação (A Provincia de S. Paulo, 11/11/1882).
 
1882
AO LADO:
Flechada e morte na inauguração da estação (A Provincia de S. Paulo, 14/11/1882).

ACIMA: Mapa da cidade de Caravelas em 1883 mostrando o início da linha e a estação, esta colocada entre as duas povoações da cidade (no mapa, próximo à Barra do Sal) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR (Mapa da cidade em 1883).

ACIMA: O carimbo do selo, no postal (frente e verso), que mostra o ano de 1892 pode ajudar a solucionar a dúvida sobre a abertura da estação? - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LO MAIOR). (Cessão Marcelo Pardini em 2022)

ACIMA: Percurso da Bahia-Minas no município de Caravelas, onde começava a linha. A estação de Caravelas está no estuário do rio Peruípe, a leste (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, IBGE, 1958).

ACIMA: Porto de Caravelas, sem data (Autor desconhecido).

(Fontes: Arysbure B. Eleuterio; Lourenço Paz; Jeanne Albuquerque; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-70)
     

A estação de Caravelas, sem data. Acervo Fabio Said. Foto original: acervo família Medeiros

A estação, em 2006. Foto Jeanne Albuquerque

A estação de Caravelas, em 2020. Foto Cristofer
     
Atualização: 27.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.