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E. F. Bahia-Minas
(1939-1965)
Viação Férrea Centro-Oeste (1965-1966) |
MATA
Município de Nova Viçosa, BA |
E. F. Bahia-Minas - km 102,910
(1960) |
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BA-0211 |
Altitude: 88 m |
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Inauguração: 01.11.1939 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente
Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na
divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia
chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu
Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou
em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente
pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade
do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada
pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien
até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada.
Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta
em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia
com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada. |
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A ESTAÇÃO: A estação,
na verdade um posto telegráfico, de Posto da Mata,
surgiu em 1939 (data tendo como fonte o Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) onde havia muita mata, muita floresta, onde
a estrada de ferro explorava a madeira, tanto para abastecer as caldeiras
do trem, quanto para dormentes. O local se chamava "103"
por este ser o quilômetro de marcação da linha férrea.
A data de inauguração é contestada por um artigo
de jornal de 1931, quando o nome da estação foi aprovado
pelo Ministério da Viação nesse ano (ver caixa
abaixo), que mostra que a estação já existia.
Por muito tempo o lugarejo ficou sendo conhecido somente por esse
nome. Era um posto localizado em uma região deserta que servia de
ligação entre os Estados de Minas Gerais e da Bahia, parada quase
obrigatória para quem queria fazer esta trajetória. Quando perguntavam
onde era a próxima parada, respondiam que era o "posto da mata".
E era apenas mesmo um posto na mata.
Carlos Alberto Assis Gouvêa, filho de Sebastião Gouvêa,
um dos fundadores de Posto da Mata, lembra de detalhes de sua
infância no local: "Quando nossa família chegou aqui, não havia
praticamente nada, era bem pequeno; havia poucas casas, todas localizadas
próximas à estação ferroviária, além de um pequeno campo de
futebol e aqueles pais que queriam que seus filhos estudassem, tinha
que mandá-los para outras localidades".
A situação da estaçãozinha hoje, não
consegui saber, mas o distrito é hoje o maior do município
de Nova Viçosa.
"Posto da Mata, onde a locomotiva se abastecia de lenha. Preciso
ver como está funcionando agora. Até pouco tempo atrás abrigava o
posto telefônico mas agora com orelhões e celulares o uso deve ter
mudado. Avisarei quando souber mais alguma coisa" (Jean
Albuquerque, 2006). Poucos dias depois desta informação
(08/2006), Jean esteve novamente em Posto da Mata e
o bairro havia mudado bastante. A ex-estação agora abrigava
a Associação Comercial do bairro, e estava (infelizmente)
cercada de construções.
Em agosto de 2019, o Posto da Mata foi fotografado em uma posição contrária às de 2006 (ver pé da página), mas na mesma posição de uma foto dos anos 1990, com duas janelas longas. A estação estava numa área completamente cercada por construções, de modo que o antigo leito desapareceu. Não havia nenhuma placa indicando qual sua utilização então.
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1931.
AO LADO: Nome da estação foi aprovado
pelo ministro (O Estado de S. Paulo, 19/6/1931).
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ACIMA: Mapa do então município
de Mucuri, em 1958. O Posto da Mata pertencia a ele, localizada ao
norte. Notar a sede (Mucuri) no canto direito inferior, à beira
do mar (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume
VI, IBGE, 1958).
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sem data
AO LADO: Bilhete de segunda classe usado por passageiro que fez o percurso da estação Central (pelo que entendo, Ponta da Areia) à de Mata, sem data e com o valor de 29 cruzeiros impressos (Cessão Geraldo Fernandes do Carmo em 2023) |
(Fontes: Jean Albuquerque; Fany Moreira; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; www.pmonline.hpg.ig.com.br;
www.novavicosa.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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Mata, ainda funcionando, sem data. Acervo Fany Moreira |
O Posto da Mata, ainda funcionando, sem data. Autor desconhecido |
O Posto da Mata nos anos 1990. Foto Jean Albuquerque |
A estação em 08/2006. Foto Jean Albuquerque |
A estação em 08/2006. Foto Jean Albuquerque |
O posto em agosto de 2019. Foto Paulo Rimsa |
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Atualização:
05.05.2023
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