|
|
...
Renato Werneck
Cafelândia-velha
Paredão
...
Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1908-1970) |
CAFELÂNDIA-VELHA
(antiga PENNA)
Município de Bauru, SP (1908-14)
Município de Pirajuí, SP (1914-26)
Município de Cafelândia, SP (1926-) |
Linha-tronco - km 109,763 (1960) |
|
SP-4288 |
Altitude: 416,000 m |
|
Inauguração: 16.02.1908 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A linha
férrea da Noroeste e do pátio ferroviário na
futura cidade de Cafelândia foi construída em
terras da Fazenda
Santa Izabel, da empresa J. Zucchi e Irmão. A estação de Penna
foi inaugurada em 1908. Com a chegada e operação da
linha, os Zucchi resolveram juntar com estradas os patrimônios
próximos: Presidente Penna e Cafelândia.
No projeto, a estação, antes da inauguração,
chamava-se Monjolo. O nome do patrimônio principal, Presidente
Penna, ou somente Penna, que deu origem à cidade
e estação, foi sendo unido com o de Cafelândia.
A estação herdou o nome desta última
O município foi criado em 1926, desmembrado do de Pirajuí.
Em 1970, com a abertura
da variante de Lins, a estação recebeu um novo prédio na variante.
A estação desativada foi então demolida e no
pátio dela, em 2009, somente sobravam o armazém, a caixa
d'água e a antiga plataforma coberta pelo mato. (Veja também
CAFELÂNDIA-NOVA)
ACIMA: A hstoria de Cafelandia e Birigui, em 1934 (O Estado de S. Paulo, 24/8/1934).
ACIMA: A cidade de Cafelândia em 1939. A linha
contorna a área urbana da cidade, em primeiro plano (Foto do
Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo,
1939).
ACIMA: Desastre próximo a Cafelândia
vitimou mais de cinco mortos no trem de passageiros da linha Araçatuba-Bauru
em 1949 (Folha da Manhã, 12/7/1949).
ACIMA: Antigo
pátio da estação velha, desativada em 1954. Sem
trilhos, sem estação, a plataforma está à
esquerda, coberta por mato. À direita, velhos armazéns.
Ao fundo, casas ferroviárias e a caixa d'água (Foto
Daniel Gentili em 14/4/2009).
ACIMA: Vista de cima, a
distância entre as estações de Cafelândia:
a original está à esquerda, a "nova", à direita.
Vejam que o limite da cidade era o pátio velho; depois da construção
do pátio novo, mais distante, a cidade cresceu no sentido dele
(Google Maps, 2014).
(Fontes: José H. Bellorio; Daniel Gentili; Instituto
Geográfico e Cartográfico de São Paulo, 1939;
E. F. Noroeste do Brasil: Relatório anual, 1954; Relação
de estações oficial da Noroeste, 1949; mapas - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Penna em 1922, com novo prédio
(o segundo) inaugurado nesse ano. Foto cedida por José
H. Bellorio |
Neste pequeno monte de terra está "enterrada"
a plataforma. Do prédio da estação, nem
vestígios. Foto Daniel Gentili em 14/4/2009 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.08.2022
|
|