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Cafelândia
Paredão
Monlevade
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1930-1970) |
PAREDÃO
Município de Cafelândia, SP |
Linha-tronco - km 133,308 (1938); km 133,308 (1949); km 117,129 (1960)
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SP-1667 |
Altitude: 437,601 m |
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Inauguração: 01.11.1930 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1930 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: Também
chamada de Posto Paredão, foi aberto em 1930 e desativado em
1970, com a abertura da variante de Lins.
ACIMA:
Localização da estação do Paredão
em 1954 (Mapa de fonte desconhecida. Acervo Daniel Gentili).
ACIMA: A cidade de Cafelandia (embaixo, no mapa) e a estação de Paredão (esta no alto do mapa) em mapa de 1956 (IGC-Instituto Geografico e Cartografico
de São Paulo).
ACIMA: Em amarelo, a linha original da Noroeste;
em vermelho, a linha atual (variante Cafelândia-Lins) ABAIXO:
A localização do posto de Paredão em resolução
maior (Google Maps, 2012 - Desenhos Daniel Gentili).
ACIMA: Em resolução
menor e sem mostrar as linhas, aparecem mostrados com setas a provável
localização de Paredão, a via Marechal Rondon
e os dois traçados da Noroeste, antigo e novo (Google Maps,
2012 - Desenho Daniel Gentili).
(Fontes: Daniel Gentili; Google Maps; E. F. Noroeste - relatório
anual, 1954; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
13.04.2021
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