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VXY Mogiana em MG
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Poá
Calmon Vianna
Suzano
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Saída para a variante de Poá:
Aracaré
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Central do Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-2014)
CALMON VIANNA
Município de Poá, SP
Ramal de São Paulo - km 465,240   SP-0731
Altitude: 740 m   Inauguração: 07.02.1926
Uso atual: estação de trens metropolitanos (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO:A estação de Calmon Vianna - homenageando Antonio Calmon Vianna, engenheiro ajudante da 5ª divisão da Central - foi

ACIMA: Placa (hoje não mais existente) remanescente dos tempos da Central do Brasil, em 2006 (Foto Alex Ibrahim).
inaugurada em 1926 para ser o ponto de saída para a variante de Poá (também chamada de variante de Calmon Vianna), que

ACIMA: Pátio da estação de Calmon Viana em 2007. Fotografia tirada no sentido Mogi das Cruzes (Foto Ricardo Koracsony). ABAIXO: O pátio após a reforma de 2010 (Foto Amadeu Miguel Gomes em 11/2010).
entretanto somente começou a operar em janeiro de 1934. É hoje uma das estações mais movimentadas das linhas metropolitanas, tendo duas plataformas e fazendo a baldeação de duas das linhas da CPTM. O prédio que ela ocupa é o original dos anos 1930. Esse prédio está em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT desde agosto de 2009. O pátio foi sendo reformado em março de 2010 para mudanças nas plataformas.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alex Ibrahim; Amadeu Miguel Gomes; Adriano Martins; Ricardo Koracsony; Carlos Roberto de Almeida; William Gimenez; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação em 1987. Foto cedida por William Gimenez

A estação de Calmon Vianna, vista da passarela de acesso, em 24/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A bela estação em 07/09/2006. Foto Adriano Martins

A estação em 3/2010. Foto Vagner Costa

A estação em 11/2010. Foto Amadeu Miguel Gomes

A estação nova, ao lado da velha, em 2013. Foto Alex Ibrahim
     
Atualização: 05.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.