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Quilômetro 177
Campinas-EFS
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Saída para o ramal de Pádua Salles (1924-1960):
Instituto
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ramal de Campinas-1935
Guia de Campinas-1990
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Sorocabana
(1924-1971) |
CAMPINAS-SOROCABANA
Município de Campinas, SP |
Ramal de Campinas - km 182,448
(1934) |
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SP-0643 |
Altitude: 689 m |
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Inauguração: 15.04.1924 |
Uso atual: demolida em 1971 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação
de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana
pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado
até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre
Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem
ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense,
na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros
até 1976. O ramal foi abandonado e entre 1991 e 1995 nele funcionou
(na parte urbana de Campinas) o VLT, hoje extinto. Os trilhos foram
arrancados na primeira década dos anos 2000. Já os do
trecho além da área urbana de Campinas sumiram bem antes. |
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A ESTAÇÃO: O ramal
de Campinas chegou à estação de Sete Quedas
em 1914, mas passou a chegar realmente ao centro de Campinas
somente em 1919, utilizando-se da estação principal da Mogiana, Guanabara.
Somente em 1924, a Sorocabana inaugurou a sua estação própria, cerca
de um quilômetro antes de Guanabara, no bairro de Bonfim.
A partir de 1924, também a Funilense, incorporada pela Sorocabana
em 1921, passou a sair dessa estação, e durante alguns anos, a Sorocabana
considerou a linha Mairinque-Campinas-Pádua Salles como uma
linha somente (ramal de Pádua Salles).
"A 15 de abril de 1924, foi suprimido o trecho de Carlos Botelho
a Guanabara, na E. F. Funilense, com 1.200 m e inaugurada a linha
de ligação da referida via férrea, com a E. F.
Sorocabana, na extensão de 695 m, entre a rua Bonfim e a nova
estação desta última, em Campinas" (Mensagem
ao Presidente Carlos de Campos, 14/7/1926, p. 96).
A estação, que também era conhecida como Vila Bonfim, foi desativada
em 1971 e infelizmente demolida em seguida, situando-se mais ou menos
no mesmo ponto onde hoje existe uma estação do VLT de Campinas,
de nome Barão de Itapura. Os trens de passageiros vindos de
Mairinque nessa época passaram a seguir para a estação
de Guanabara, da Mogiana, até 1976, quando foram extintos.
Em 2005 ainda sobravam por ali a casa do chefe da estação
e o armazém. "O armazém é utilizado atualmente
como albergue da Prefeitura e a casa do chefe ainda tem a mesma finalidade,
só que sem estação, rs. A foto do armazém
é de agosto de 2004 e a da casa é de janeiro de 2005.
A estação foi demolida para aprofundar o nível
(uns 8 metros) e dar passagem ao prolongamento da av. Barão
de Itapura; vindo por esta via, sentido Centro, o armazém está
localizado à esquerda e a casa está à direita,
antes da rodoviária" (Carlos A. Filetti, 05/2005).
"Hoje, voltando hoje do centro de Campinas pela avenida Governador
Pedro de Toledo notei que não vi a casa do chefe da estação Campinas
da Sorocabana. Retornei e, para meu desgosto, a casa do chefe e todas
as demais haviam sido demolidas para a implantação do canteiro de
obras do BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de corredor de ônibus
que utilizará os leitos férreos desativados e que promete "revolucionar"
o transporte público em Campinas. A foto 1 é a parte da frente da
casa do chefe da estação, pintada pelo morador havia uns meses. A
foto 2 é a parte traseira onde é possível ver a antiga plataforma.
A foto 3 é a esplanada do antigo pátio. Ao fundo, na esquerda, é possível
ver a antiga garagem de bondes do RFC, pintada de branco. Já no fundo,
à direita, embaixo do viaduto da Lix da Cunha, as casinhas de turma
da Vila Rizza da Mogina. Sobraram só duas de um total de oito. É o
que sobrou. Aliás, não sobrou nada de que um dia ali, houve uma estação
da Sorocabana" (C. A. Filetti, 1/10/2017).
1924
AO LADO: Inauguração em Campinas da estação
da EFS e fechamento da do Mercado (O Estado de S. Paulo, 13/4/1924).
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ACIMA: Nota do jornal anunciando a desativação
da estação Carlos Botelho a partir da data de inauguração
da estação da Sorocabana (Diario do Povo, 10/4/1924).
1925
AO LADO: Desapropriações para a construção
da estação (O Estado de S. Paulo, 26/7/1925).
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1925
AO LADO: Desapropriações para a construção
da estação (O Estado de S. Paulo, 20/9/1925).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Instalação de ramal de 1a para abastecimento
de água na casa do emstre de linha
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ACIMA: Mapa de linhas em Campinas, anos 1980/90. Aparece o
pátio da Sorocabana. A linha da EFS segue para oeste e depois
segue para sudoeste. O pátio em si está à direita.
As linhas se comunicavam com a estação da Paulista (canto
doreito inferior) e com a estação de Guanabara, da Mogiana
(veja o triângulo acima no mapa; dali saía essa linha,
para nordeste) (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA COMPLETO) (Guia
de Campinas). ABAIXO: Pátio (linha verde) da estação
da Sorocabana nos seus limites originais (Google Maps - esquema feito
por Luiz Sousa, março de 2012).
ACIMA:
Pátio da estação de Campinas, no Bonfim,
por volta de 1970, não muito antes da desativação
e demolição (Acervo Vanderley Zago).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos A. Filetti;
José Antonio Vignoli; Diario do Povo, 1924; José David
de Castro; O Estado de S. Paulo, 1924 e 1925; O Correio Popular; Mensagem
ao Presidente Carlos de Campos, 1926; E. F.
Sorocabana: relatórios anuais, 1920-69; Guia de Campinas, 1990;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Campinas da Sorocabana, sem data. Foto
cedida por José David de Castro |
A estação, sem data. Autor desconhecido |
A estação de Campinas na época de sua desativação,
em 1971. Foto cedida pelo jornal O Correio Popular, de
Campinas |
A casa do chefe da estação ainda sobrevivia em
05/2005... |
...e o armazem também. Fotos C. A. Filetti |
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Atualização:
06.01.2018
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