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Botujuru
Campo Limpo
Várzea Paulista
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Saída para a E. F. Bragantina (1884-1967): Posto
Sete
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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São Paulo
Railway (1881-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-) |
CAMPO
LIMPO
Município de Campo Limpo Paulista,
SP |
Linha-tronco - km 127,970 (1935) |
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SP-1074 |
Altitude: 740,000 m |
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Inauguração: 01.01.1881 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1977-9 |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 1970 tenha passado a pertencer à RFFSA,
e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Campo Limpo foi inaugurada em 1881, dando origem à cidade,
então no município de Jundiaí. O provável motivo para o estabelecimento da estação foi para agir como entroncamento da E. F. Bragantina, inaugurada em 1884, mas já decidido desde 1878 (Veja caixas abaixo, de 1878).
A partir de 4 de maio de 1884, inicialmente de forma provisória. passou a sair dali a E. F. Bragantina, que
cerca de vinte anos mais tarde foi incorporada pela SPR.
Com a encampação desta pela União em 1946, dando origem à E. F.
Santos-Jundiaí, a Bragantina passou ao Estado de São Paulo.
Em 1967, a Bragantina foi extinta.
A imigrante russa Ludmilla Vorobieff (Lúcia)
é quem conta que em 1948 e 1949, os armazéns
de carga da estação de Campo Limpo serviram de
alojamento para os imigrantes vindos da Europa, pois, de 1943 a 1951,
a Hospedaria dos Imigrantes estava ocupada pela Escola Técnica
de Aeronáutica. Lúcia chegou ao alojamento
de Campo Limpo em agosto de 1948, com dois anos e com
seus pais, numa leva de imigrantes russos vindos da Alemanha,
trazidos pela ONU. Segundo Lúcia, que pesquisou o assunto,
a hospedaria da estação de Campo Limpo não
aparece na história, somente sendo lembrada nos testemunhos
dos que por lá passaram.
A estação de Campo Limpo hoje atende aos trens metropolitanos
da CPTM, e foi reconstruída com um prédio mais
moderno ente 1977 e 1979. Em 2008 a cobertura da plataforma
foi ampliada.
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1878
AO LADO: Decisão do ponto de entroncamento da E F Bragantina com a SPR (A Provincia de S. Paulo, 22/02/1878). |
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1883
AO LADO: Paradas nas estações de Pilar (Mauá), Caieiras e Campo Limpo (A Provincia de S. Paulo, 04/08/1883). |
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1884
AO LADO: A linha da E F Bragantina até Atibaia começa a funcionar de forma provisória em 4 de maio (A Provincia de S. Paulo, 4/5/1884). |
ACIMA: Horario provisorio de abertura do linha para Atibaia e Bragança em 1884 (A Provincia de S. Paulo, 4/5/1884).
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1884
AO LADO: Novo chefe de estação em Campo Limpo (A Provincia de S. Paulo, 6/5/1884). |
1890
À DIREITA: As mercadorias para Atibaia ficam retidas na estação de Campo Limpo e há reclamações Descarrilamento de um cargueiro entre Campo Limpo e Jundiaí (O Estado de S. Paulo, 20/10/1890). |
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1891
À DIREITA: Descarrilamento de um cargueiro entre Campo Limpo e Jundiaí (O Estado de S. Paulo, 6/2/1891). |
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1891
À DIREITA: Quase um desastre em Campo Limpo (O Estado de S. Paulo, 10/3/1891). |
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1891
À DIREITA: No dia seguinte, o presidente da SPR responde à carta que reclama do tamanho da estação (o Estado de S. Paulo, 11/3/1891). |
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1891
À DIREITA: Acidente com o trem de passageiros perto de Campo Limpo e Jundiaí (O Estado de S. Paulo, 24/3/1891). |
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ACIMA: Estação de Campo Limpo,
possivelmente anos 1940 (Cessão Nilson Rodrigues).
ACIMA: Estação de Campo Limpo,
por volta dos anos 1950. Na placa em primeiro plano: "Campo Limpo
- Baldeação para Bragantina" (Autor desconhecido).
ACIMA: Parte da velha estação de Campo Limpo,
em foto sem data (Autor desconhecido)
1954
À DIREITA: Num artigo sobre o
município de Campo Limpo em 1954, a importância
da estação é descrita aqui (Folha da
Manhã, 15/11/1954).
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ACIMA: Girador de locomotivas da Bragantina
(em primeiro plano) no pátio da estação de Campo
Limpo (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Anúncio de venda de chácaras
em 1957 fala que a cidade deverá se tornar "o Vale do
Ruhr brasileiro" (a cidade esperava a instalação
da fábrica da Krupp) e falava dos "confortáveis
trens para Campo Limpo) partindo de São Paulo - CLIQUE SOBRE
A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR) (Folha da Manhã, 13/1/1957).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Marcos Vinicius Silva; Ludmilla Vorobieff; Alberto del Bianco;
Carlos Campanhã; Rafael Asquini; Francisco César de
Araújo; William Gimenez; Adriano Martins; Folha da Manhã,
1954 e 1957; São Paulo Railway: Relação oficial
de estações, 1935; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação antiga, anos 1920. Acervo Carlos Campanhã |
A plataforma da estação antiga de Campo Limpo
e o trem, sem data. Acervo Alberto del Bianco |
A estação antiga em 21/06/1967, dia da última
viagem do trem da Bragantina. Foto Francisco César de
Araújo |
A estação, ainda a antiga, nos anos 1980. Foto
cedida por William Gimenez |
A estação atual, em 10/2005. Foto Adriano Martins |
A estação em 25/12/2008. Foto Rafael Asquini |
A estação em 2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
24.07.2021
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