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VXY Mogiana em MG
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Botujuru
Campo Limpo
Várzea Paulista
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Saída para a E. F. Bragantina (1884-1967): Posto Sete
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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São Paulo Railway (1881-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-)
CAMPO LIMPO
Município de Campo Limpo Paulista, SP
Linha-tronco - km 127,970 (1935)   SP-1074
Altitude: 740,000 m   Inauguração: 01.01.1881
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1977-9
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 1970 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Campo Limpo foi inaugurada em 1881, dando origem à cidade, então no município de Jundiaí. O provável motivo para o estabelecimento da estação foi para agir como entroncamento da E. F. Bragantina, inaugurada em 1884, mas já decidido desde 1878 (Veja caixas abaixo, de 1878).

A partir de 4 de maio de 1884, inicialmente de forma provisória. passou a sair dali a E. F. Bragantina, que cerca de vinte anos mais tarde foi incorporada pela SPR.

Com a encampação desta pela União em 1946, dando origem à E. F. Santos-Jundiaí, a Bragantina passou ao Estado de São Paulo. Em 1967, a Bragantina foi extinta.

A imigrante russa Ludmilla Vorobieff (Lúcia) é quem conta que em 1948 e 1949, os armazéns de carga da estação de Campo Limpo serviram de alojamento para os imigrantes vindos da Europa, pois, de 1943 a 1951, a Hospedaria dos Imigrantes estava ocupada pela Escola Técnica de Aeronáutica. Lúcia chegou ao alojamento de Campo Limpo em agosto de 1948, com dois anos e com seus pais, numa leva de imigrantes russos vindos da Alemanha, trazidos pela ONU. Segundo Lúcia, que pesquisou o assunto, a hospedaria da estação de Campo Limpo não aparece na história, somente sendo lembrada nos testemunhos dos que por lá passaram.

A estação de Campo Limpo hoje atende aos trens metropolitanos da CPTM, e foi reconstruída com um prédio mais moderno ente 1977 e 1979. Em 2008 a cobertura da plataforma foi ampliada.


1878
AO LADO:
Decisão do ponto de entroncamento da E F Bragantina com a SPR (A Provincia de S. Paulo, 22/02/1878).
1883
AO LADO: Paradas nas estações de Pilar (Mauá), Caieiras e Campo Limpo (A Provincia de S. Paulo, 04/08/1883).

1884
AO LADO:
A linha da E F Bragantina até Atibaia começa a funcionar de forma provisória em 4 de maio (A Provincia de S. Paulo, 4/5/1884).

ACIMA
: Horario provisorio de abertura do linha para Atibaia e Bragança em 1884 (A Provincia de S. Paulo, 4/5/1884).

1884
AO LADO:
Novo chefe de estação em Campo Limpo (A Provincia de S. Paulo, 6/5/1884).
1890
À DIREITA:
As mercadorias para Atibaia ficam retidas na estação de Campo Limpo e há reclamações Descarrilamento de um cargueiro entre Campo Limpo e Jundiaí (O Estado de S. Paulo, 20/10/1890).
1891
À DIREITA:
Descarrilamento de um cargueiro entre Campo Limpo e Jundiaí
(O Estado de S. Paulo, 6/2/1891).
1891
À DIREITA:
Quase um desastre em Campo Limpo
(O Estado de S. Paulo, 10/3/1891).
1891
À DIREITA:
No dia seguinte, o presidente da SPR responde à carta que reclama do tamanho da estação (
o Estado de S. Paulo, 11/3/1891).
1891
À DIREITA:
Acidente com o trem de passageiros perto de Campo Limpo e Jundiaí
(O Estado de S. Paulo, 24/3/1891).

ACIMA: Estação de Campo Limpo, possivelmente anos 1940 (Cessão Nilson Rodrigues).

ACIMA: Estação de Campo Limpo, por volta dos anos 1950. Na placa em primeiro plano: "Campo Limpo - Baldeação para Bragantina" (Autor desconhecido).

ACIMA: Parte da velha estação de Campo Limpo, em foto sem data (Autor desconhecido)
1954
À DIREITA:
Num artigo sobre o município de Campo Limpo em 1954, a importância da estação é descrita aqui (Folha da Manhã, 15/11/1954).

ACIMA: Girador de locomotivas da Bragantina (em primeiro plano) no pátio da estação de Campo Limpo (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Anúncio de venda de chácaras em 1957 fala que a cidade deverá se tornar "o Vale do Ruhr brasileiro" (a cidade esperava a instalação da fábrica da Krupp) e falava dos "confortáveis trens para Campo Limpo) partindo de São Paulo - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR) (Folha da Manhã, 13/1/1957).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marcos Vinicius Silva; Ludmilla Vorobieff; Alberto del Bianco; Carlos Campanhã; Rafael Asquini; Francisco César de Araújo; William Gimenez; Adriano Martins; Folha da Manhã, 1954 e 1957; São Paulo Railway: Relação oficial de estações, 1935; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação antiga, anos 1920. Acervo Carlos Campanhã

A plataforma da estação antiga de Campo Limpo e o trem, sem data. Acervo Alberto del Bianco

A estação antiga em 21/06/1967, dia da última viagem do trem da Bragantina. Foto Francisco César de Araújo

A estação, ainda a antiga, nos anos 1980. Foto cedida por William Gimenez

A estação atual, em 10/2005. Foto Adriano Martins

A estação em 25/12/2008. Foto Rafael Asquini

A estação em 2016. Foto Fernando Marietan
   
     
     
Atualização: 24.07.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.