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VXY Mogiana em MG
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Chavantes
Canitar
Ourinhos
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Sorocabana (1923-1971)
FEPASA (1971-1998)
CANITAR (antiga FORTUNA)
Municípios de Chavantes, SP (1923-1993)
Camitar (1993-)
Linha-tronco - km 501,660 (1924); km 488,858 (1934); km 440,925 (1960) (*)   SP-1086
Altitude: 500 m   Inauguração: 10.03.1923
Uso atual: Prefeitura e Câmara (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1923 como Fortuna, em 1926 o prédio já sofreria uma ampliação. Aparentemente, o prédio é o mesmo de hoje. A estação deu origem ao povoado que se tornou município em 1991.

Em 1944, Fortuna passou a ser distrito, subordinado ao município de Chavantes.

Em 1955, foi rebatizado como Canitar.

Em 2010, o prédio, bastante descaracterizado, mas bem conservado, servia como Prefeitura e Câmara Municipais.

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 180 m; 1934 - Construção de casas

1926
AO LADO:
Abertura da nova estação (O Estado de S. Paulo, 2/10/1926).

ACIMA: Canitar ainda como distrito de Chavantes,, querendo passar para sê-lo de Ourinhos, em 1963 - o que não acabou acontecendo (Folha de S. Paulo, 14/5/1963).

ACIMA: Desvio ferroviário da FERTIPAR em Canitar, a pouco mais de 1 km da ex-estação, sentido Ourinhos. Os vagões da ALL estão dentro da propriedade e o desvio tem um portão fechado de entrada. Provavelmente estava ativo na época da fotografia em 29 de dezembro de 2010.
ACIMA: Ao lado da estação ferroviária, esta casa muito provavelmente foi moradia ou alojamento dos funcionários da Sorocabana (Fotos Ralph M. Giesbrecht, 29/12/2010).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo; Daniel Gentili; Adriano Martins; Fábio Vasconcellos; FEPASA: relatório de instalações fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação: foto FEPASA, relatório de instalações fixas, 1986

A estação em 29/09/2002. As janelas substituiram as portas na plataforma de uma estação descaracterizada. Foto Adriano Martins

Placa da estação em 29/09/2002. Foto Adriano Martins

Fachada da estação em 05/10/2002. Foto Fábio Vasconcellos

A ex-estação em 26/10/2009. Foto Daniel Gentili

A ex-estação em 26/10/2009. Foto Daniel Gentili

A ex-estação em 22/1/2018. Foto Silvio Rizzo
   
     
Atualização: 28.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.