A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Promissão
Capituva
Avanhandava
...

Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Noroeste do Brasil (1920-1971)
CAPITUVA
Município de Avanhandava, SP
Linha-tronco - km 190,109 (1949)   SP-1080
    Inauguração: 25.08.1920
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capituva foi aberta em 1920. Em 1970, foi fechada e transformada em parada devido ao baixo movimento. No ano seguinte, parece ter sido desativada devido à retificação da linha entre Lins e Araçatuba, nesse ano. A estação foi demolida. "Hoje resolvi ir aonde ficava a estação de Capituva. Consultei um mapa antigo e no Google Earth e depois de atolar o carro duas
ACIMA: Mapa de 1973 que mostra a linha erradicada da Noroeste (cruzes) passando pela estação de Capituva e também a linha atual (a nordeste no mapa) (IBGE, 1973). ABAIXO: Vista aérea da região de Capituva e de Avanhandava em 2006 (extraído do Google Earth em 15/2/2010).
vezes e perguntar para várias pessoas (que nem sabiam da ferrovia) encontrei um tratorista que me indicou o local. Ele me informou também que o proprietário da fazenda onde ficava a estação a demoliu porque havia muito roubos. A estação ficava onde hoje é uma propriedade rural que está abandonada. É interessante notar que ainda se percebe o traçado da ferrovia vai anexo também foto do antigo leito proximo de onde ficava a estação
" (Daniel Gentili, 15/2/2010).
(Fontes: Daniel Gentili; Nilton Gallo; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação abandonada em 1993. Foto Nilton Gallo

A estação abandonada em 1993. Foto Nilton Gallo

Ruínas das fundações da estação em 15/2/2010. Foto Daniel Gentili
     
     
Atualização: 01.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.