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Guaiçara
Promissão
Capituva
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste
do Brasil (1908-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PROMISSÃO
(antiga HECTOR LEGRU)
Municípios de Bauru (1908-1913);
Penápolis (1913-1924);
Promissão (1924-), SP |
Linha-tronco - km 177,534 (1938); 177,534 (1949) |
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SP-2738 |
Altitude: 411,000 m |
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Inauguração: 16.02.1908 |
Uso atual: velha - abandonada (2009)
nova - abandonada (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 15.08.1970 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1908 perto da fazenda Patos e o seu nome original,
Hector Legru, homenageava um banqueiro francês, mas muitas
vezes citado como belga, o que não era verdade.
Ele foi um dos financiadores da primitiva Noroeste do Brasil, pessoa
que jamais esteve na região e mesmo no Brasil; mas a falta
de nomes para uma estação no meio da floresta virgem
e a bajulação da época levaram à sua escolha.
Era um dos maiores sócios do famoso Percival Farquhar
e trabalhava também com Teixeira Soares nas especulações
de vendas e compras de concessões ferroviárias.
Existiu uma outra estação com o mesmo nome do banqueiro,
em Santa Catarina, que também teve o nome alterado: hoje se
chama Engenheiro Eugênio de Mello, na linha da antiga
E. F. São Paulo-Rio Grande).
Perto dessa estação, em 1910, ocorreu um dos maiores
ataques dos índios Caingangues contra os operários
da Noroeste, onde vários deste últimos morreram. "No
km 178, a estação de Hector Legru, onde nas proximidades
foi fundada pela Comissão da Catequese um aldeamento para os
índios que expontaneamente ali se recolheram, abandonando o
mato; e logo mais adiante, a linha férrea deixa a sona da mata
que vinha atravessando desde o rio Batalha, para entrar nos campos
férteis do Avanhandava" (Breve Histórico
sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de 1913).
Em outubro de 1921, o seu nome já havia sido alterado para
Promissão, na verdade uma homenagem aos caingangues
- agora, dez anos depois de terem, assassinado uma série de
trabalhadores - e uma resposta a um senhor que jamais havia pisado
naquele local.
Por volta de 1922, o prédio original da estação
deu lugar a um mais novo, já de alvenaria.
Em 1935, já se pretendia a construção de um novo prédio para a estação - ver caixa abaixo.
Em 15 de agosto de 1970, a linha, com a construção da
variante Lins-Araçatuba, foi retirada do local original
e uma nova estação foi aberta em local fora da cidade.
Após a desativação, nos anos 1990, a estação
serviu como moradia e foi se deteriorando. Em 2009 estava abandonada.
Já a estação velha, desativada em 1970, era em
2009 a sede da Câmara Municipal.
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1908
AO LADO: Relatório de 1944 conta como era a Promissão - ainda Hector Legru - de 1908, quando a estação foi inaugurada e ainda estava em território de Lins - PARA VER O RELATORIO TODO, CLIQUE SOBRE O TEXTO (O Estado de S. Paulo,
12/10/1944). |
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1910
À ESQUERDA: O telegrama recebido de Santa Cruz
(do Avanhandava), lugarejo próximo à estação
de Hector Legru e datado de 2 de julho de 1910, publicado
no O Estado de S. Paulo do dia 3/7/1910 falando sobre a morte
de Cristiano Olsen num ataque dos índios Coroados.
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1921
À ESQUERDA: Autorização do ministro para a mudança do nome da estação (O Estado de S. Paulo 30/8/1921). |
ACIMA: O jornal mostra a reportagem (que
pode ser vista inteira clicando sobre a foto acima) sobre a mudança
de nome da estação (que ainda era um bairro de Penapolis)
em 1921 (A Noite, 24/10/1921).
1935
AO LADO: Pede-se nova estação para Promissão
(O Estado de S. Paulo, 11/5/1935). |
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1938
AO LADO: Acidente de trem entre Guaiçara e Promissão
(O Estado de S. Paulo, 27/10/1938).
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ACIMA: A cidade de Promissão em mapa de 1956 (IGC-Instituto Geografico e Cartografico
de São Paulo).
ACIMA: Na estação velha de
Promissão, em 1959, o trem de passageiros da Noroeste
aguarda na plataforma (Foto Edison Milani).
ACIMA: Mapa
de Promissão por volta de 1973, mostrando o leito da
ferrovia antiga e já abandonado (em cruzes, no lado esquerdo
do mapa e passando por dentro da zona urbana) e o da ferrovia atual
(à direita do mapa, mais retilíneo e como um traço
cortado por pequenas barras) (IBGE, 1973).
ACIMA: O fim ainda não havia chegado,
e em 1975 funcionários da Noroeste posavam orgulhosos
na plataforma da estação nova de Promissão (Foto
do jornal O Avaiense, edição de junho de 2008).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os
trens de passageiros pararam nesta estação de
1908 a 1993. Veja aqui horários
em 1948 ( Guias Levi). |
(Fontes: José H. Bellorio; Edison
Milani; Daniel Gentili; O Estado de S. Paulo, 1910; Sylvio Saint Martin:
Breve Histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, 1913; A Noite,
1921; O Avaiense, junho de 2008; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; IBGE, 1973; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht). |
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A estação, em 1919. Foto cedida por José
H. Bellorio |
Estação de Hector Legru, c. 1920. Ainda era o
prédio original, de madeira. Arquivo Ralph M. Giesbrecht |
A segunda estação de Promissão. Foto sem
data. Autor desconhecido |
A segunda estação, em 1922. Foto cedida por José
H. Bellorio |
A estação nova de Promissão, a terceira,
em outubro de 1979. Foto José H. Bellorio |
A estação nova de Promissão, em outubro
de 1979. Foto José H. Bellorio |
A estação nova de Promissão, em maio de
2001. Foto José H. Bellorio |
A estação nova em 23/5/2009. Foto Daniel Gentili |
A estação velha em 23/5/2009. Foto Daniel Gentili |
A estação nova em 24/6/2019. Foto Angelo Francisco Pereira
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Atualização:
12.04.2021
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