|
 |
...
Mauá
Capuava
Pirelli
...
SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
...
|
 |
|
|
|
São Paulo
Railway (1920-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA/CBTU (1975-1992)
CPTM (1992- ) |
CAPUAVA
Município de Mauá, SP |
Linha-tronco - km 57,570 (1935) |
|
SP-1095 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 15.09.1920 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1960 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Capuava foi aberta como um posto telegráfico em 1920.
Mais tarde
tornou-se estação de trens metropolitanos. O prédio
original sobreviveu até 1960, quando foi substituído
pelo atual. Desde então é uma estação
de trens metropolitanos, passando a ser da CPTM em 1994.
A passagem
em nível da foto mais abaixo (ver caixa de 2008) foi desativada em 2012.
 |
1963
À ESQUERDA:
Antonio de Oliveira, funcionário da E. F. Santos-Jundiaí,
na janela da cabina do posto de Capuava, em 12/3/1963 (Acervo
Vainer de Oliveira). |

ACIMA: Em 2008, uma das poucas passagens de nível
que restam na linha da CPTM está em Capuava, ao lado da estação,
como se pode ver nesta fotografia tirada de um carro que esperava
na rua pela passagem do trem (Foto Daniel Gonçalves da Silva
em maio de 2008).
(Fontes: Artur Silva, 2010; Fabrício Rodrigues; Wilson de Santis Jr, 2004;
Cecilia Camargo, 1987; Vainer de Oliveira; Daniel Gonçalves
da Silva, 2008; Felipe Golfeto, 2008; O Estado de S. Paulo, 12/5/1960; São
Paulo Railway: Relação oficial de estações,
1935; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

A cabina já em ruínas e a estação
ao lado. Foto de 1987 por Cecilia Camargo |

Estação de Capuava, anos 1990. Autor desconhecido |

Plataforma da estação, em 11/2004. Foto Wilson
de Santis Jr. |

A estação em 2008. Foto Felipe Golfeto |

A estação em 2008. Foto Felipe Golfeto |

A estação em 12/12/2010. Foto Artur Silva |
|
|
|
|
Atualização:
27.01.2023
|
|