A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Guapituba
Mauá
Capuava
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
São Paulo Railway (1883-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1992)
CPTM (1992-)
MAUÁ (antiga PILAR)
Município de Mauá, SP
Linha-tronco - km 53,109 (1935)   SP-2079
Altitude: 763 m   Inauguração: 23.04.1883
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1978
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 1970 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Rio Grande da Serra continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação original, que tinha o nome de Pilar, inaugurada em 1883, era toda de madeira e ficava onde depois fizeram as novas cancelas. Foram encontradas duas datas para essa inauguração: 1o de abril e 23 de abril (ver caixas abaixo de 1883). É possível que a primeira tenha sido a abertura somente para cargas, como muitas vezes anunciava a São Paulo Railway.

O primeiro agente da estação se chamava Samuel Prado.

Mais tarde, foi construído um prédio em alvenaria.

A cidade cresceu em volta da estação, que em 1926 passou a se chamar Mauá. Em 2 de abril de 1929, os trens de suburbios da SPR passaram a ter como estação terminal a de Mauá. Somente décadas mais tarde seriam estendidos até Rio Grande da Serra e Paranapiacaba.

Em 1953 Mauá tornou-se município (Antecedentes Históricos do ABC Paulista, Wanderley dos Santos, 1992).

Em 27/03/1978, foi entregue uma nova estação, com a presença do Ministro dos Transportes, Dirceu de Araújo Nogueira. Ela se localiza próxima da antiga, sendo que uma das plataformas - a central - foi conservada da velha estação (Revista Ferroviária, no. 59, 1978).

Em 1994, passou a
ser administrada pela CPTM, criada nesse ano para controlar os trens metropolitanos da Grande São Paulo.

1883
AO LADO: Inauguração da estação no dia 23 de abril (A Provincia de S. Paulo, 22/4/1883).
1883
AO LADO: Confirmação da inauguração da estação no dia 23 de abril (A Provincia de S. Paulo, 24/4/1883).
1883
AO LADO: Paradas nas estações de Pilar (Mauá), Caieiras e Campo Limpo (A Provincia de S. Paulo, 04/08/1883).
1884
AO LADO: A estação no centro do sítio! (A Provincia de S. Paulo, 12/2/1884).

ACIMA: A cidade de Mauá em 1913 (Ademir Medici, Diario do Grande ABC, publicado em 6/9/1987)

1926
AO LADO: Pilar pede trens de suburbios (O Estado de S. Paulo, 16/9/1926).
1929
AO LADO: O primeiro trem de subúrbios que parou em Mauá, tendo-a como ponto final dessa linha, fê-lo no dia 2 de abril de 1929, uma rerça-feira. Hoje, apenas esses trens, hoje chamados de metropolitanos, param na estação (O Estado de S. Paulo, 4/4/1929).
ACIMA: O antigo bar da estação em 1939 (http://www.mauamemoria.com.br/2013/08/o-bar-da-estacao-1937.html).

ACIMA: Estação de Mauá, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Porteira ao lado da estação de Mauá. Anos 1940? (Autor desconhecido).

ACIMA:
Patio da estação de Mauá - sem data (Autor desconhecido).

ACIMA: Passagem de nível e a velha estação de Mauá (à esquerda) em 1968 (Autor desconhecido).

ACIMA: Passagem de nível ao ladp da estação de trens de Mauá (Autor e data
desconhecidos
).

ACIMA: Passagem de nivel em Mauá, possivelmente anos 1970 (Autor desconhecido).

ACIMA: Trem em Mauá, anos 1970 (Autor desconhecido).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Luiz Rafael de Souza; Luiz Vicente de Azevedo; Wanderley Duck; Amadeu Gomes; Wilson de Santis Jr.; Celso Bordinassi; João Carlos R. Pinto; Diario Popular, 1966; O Estado de S. Paulo, 1929; RFFSA; http://www.mauamemoria.com.br/2013 /08/o-bar-da-estacao-1937.html; Wanderley dos Santos: Antecedentes Históricos do ABC Paulista, 1992; Revista Ferroviária, 1978; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Pessoas em frente à estação do Pilar, 1913. Coleção Luiz Vicente de Azevedo

A estação, sem data. Foto cedida por Luiz Rafael de Souza

A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Wanderley Duck

A estação, anos 1970. Acervo da RFFSA

Na época da inauguração da atual estação da CPTM (1978). Foto Revista Ferroviária no. 59, 1978

Plataforma da estação, em 06/03/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma da estação em 11/2004. Foto Wilson de Santis Jr.

A estação em 08/2005. Foto Celso Bordinassi

Plataforma da estação de Mauá em 2007. Foto Amadeu Gomes
     
Atualização: 13.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.