|
|
...
Guapituba
Mauá
Capuava
...
SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
São Paulo
Railway (1883-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1992)
CPTM (1992-) |
MAUÁ
(antiga PILAR)
Município de Mauá, SP |
Linha-tronco - km 53,109 (1935) |
|
SP-2079 |
Altitude: 763 m |
|
Inauguração: 23.04.1883 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1978 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 1970 tenha passado a pertencer à RFFSA,
e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Rio Grande da Serra continua até hoje
com as TUES dos trens metropolitanos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
original, que tinha o nome de Pilar, inaugurada em 1883, era
toda de madeira e ficava onde depois fizeram as novas cancelas. Foram encontradas duas datas para essa inauguração: 1o de abril e 23 de abril (ver caixas abaixo de 1883). É possível que a primeira tenha sido a abertura somente para cargas, como muitas vezes anunciava a São Paulo Railway.
O primeiro
agente da estação se chamava Samuel Prado.
Mais tarde, foi construído um prédio em alvenaria.
A cidade cresceu em volta da estação, que em 1926 passou a se chamar
Mauá. Em 2 de abril de 1929, os trens de suburbios da SPR passaram
a ter como estação terminal a de Mauá.
Somente décadas mais tarde seriam estendidos até Rio
Grande da Serra e Paranapiacaba.
Em 1953 Mauá tornou-se município (Antecedentes Históricos
do ABC Paulista, Wanderley dos Santos, 1992).
Em 27/03/1978, foi entregue uma nova estação, com a
presença do Ministro dos Transportes, Dirceu de Araújo Nogueira.
Ela se localiza próxima da antiga, sendo que uma das plataformas -
a central - foi conservada da velha estação (Revista Ferroviária,
no. 59, 1978).
Em 1994, passou a ser administrada pela CPTM, criada nesse
ano para controlar os trens metropolitanos da Grande São Paulo.
|
1883
AO LADO: Inauguração da estação no dia 23 de abril (A Provincia de S. Paulo, 22/4/1883). |
|
1883
AO LADO: Confirmação da inauguração da estação no dia 23 de abril (A Provincia de S. Paulo, 24/4/1883). |
|
1883
AO LADO: Paradas nas estações de Pilar (Mauá), Caieiras e Campo Limpo (A Provincia de S. Paulo, 04/08/1883). |
|
1884
AO LADO: A estação no centro do sítio! (A Provincia de S. Paulo, 12/2/1884). |
ACIMA: A cidade de Mauá em 1913 (Ademir Medici, Diario do Grande ABC, publicado em 6/9/1987)
|
1926
AO LADO: Pilar
pede trens de suburbios (O Estado de S. Paulo, 16/9/1926).
|
|
1929
AO LADO: O primeiro trem de subúrbios
que parou em Mauá, tendo-a como ponto final dessa linha,
fê-lo no dia 2 de abril de 1929, uma rerça-feira.
Hoje, apenas esses trens, hoje chamados de metropolitanos,
param na estação (O Estado de S. Paulo, 4/4/1929).
|
ACIMA:
O antigo bar da estação em 1939 (http://www.mauamemoria.com.br/2013/08/o-bar-da-estacao-1937.html).
ACIMA: Estação de Mauá, sem data (Autor
desconhecido).
ACIMA: Porteira ao lado da estação
de Mauá. Anos 1940? (Autor desconhecido).
ACIMA: Patio da estação
de Mauá - sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Passagem de nível e a velha
estação de Mauá (à esquerda) em 1968
(Autor desconhecido).
ACIMA: Passagem de nível ao ladp da estação de trens de Mauá (Autor e data
desconhecidos).
ACIMA: Passagem de nivel em Mauá, possivelmente anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: Trem em Mauá, anos 1970 (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Luiz Rafael de Souza; Luiz Vicente de Azevedo; Wanderley Duck;
Amadeu Gomes; Wilson de Santis Jr.; Celso Bordinassi; João
Carlos R. Pinto; Diario Popular, 1966; O Estado
de S. Paulo, 1929; RFFSA; http://www.mauamemoria.com.br/2013 /08/o-bar-da-estacao-1937.html;
Wanderley dos Santos: Antecedentes Históricos do ABC Paulista, 1992;
Revista Ferroviária, 1978; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Pessoas em frente à estação do Pilar, 1913.
Coleção Luiz Vicente de Azevedo |
A estação, sem data. Foto cedida por Luiz Rafael
de Souza |
A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Wanderley
Duck |
A estação, anos 1970. Acervo da RFFSA |
Na época da inauguração da atual estação
da CPTM (1978). Foto Revista Ferroviária
no. 59, 1978 |
Plataforma da estação, em 06/03/2001. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Plataforma da estação em 11/2004. Foto Wilson
de Santis Jr. |
A estação em 08/2005. Foto Celso Bordinassi |
Plataforma da estação de Mauá em 2007.
Foto Amadeu Gomes |
|
|
|
|
Atualização:
13.05.2023
|
|