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Tajá
Cascata
Bauxita
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ramal de Caldas - 1970
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1886-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CASCATA
Município de Águas da Prata,
SP |
Ramal de Caldas - km 57,702 (1937) |
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SP-1119 |
Altitude: 1.209 m |
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Inauguração: 01.10.1886 |
Uso atual: em restauro (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1930 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Caldas foi inaugurado em 1886, para trazer mercadorias da
região de São João da Boa Vista e de Poços de Caldas (na época conhecida
como Caldas), já em território mineiro. O ramal seguiu, entretanto,
deficitário por muitos anos, chegando a ter, de tempos em tempos,
seus trens de passageiros suspenso devido a isso. Porém, acabou por
ser o único de todos os ramais da Mogiana que permanece ativo até
hoje, por causa do transporte de minério de alumínio da estação de
Bauxita, uma antes da de Poços de Caldas. Trens de passageiros circularam
pela linha até fins de 1976, quando foram suprimidos. Até meados dos
anos 90, um trem turístico ainda percorria em determinadas ocasiões
o ramal, mas hoje nem ele existe. Os trilhos, entretanto, foram retirados
no trecho terminal em Poços de Caldas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cascata foi aberta com o ramal, em 1886.
Fica praticamente na divisa dos estados de São Paulo e Minas
Gerais e, por isso, em 25 e 26 de julho de 1932 foram registrados
ali tiroteios e fuzilaria entre as duas partes envolvidas (O Estado
de S. Paulo, 4/8/1932).
Notar ao pé da página que existem dois edifícios
com dístico "Cascata": um mais antigo e outro
mais moderno, aquele que tem letras estilizadas típicas dos
anos 1930. Serão as estações velha e nova,
que ambas se mantiveram?
Em 2004, estava em pé e em bom estado externamente, aparentemente
servindo de estação para a FCA, concessionária
da linha. Em 2008, já não mais servia à ferrovia.
Em março de 2016, quando lá estive pela primeira
vez, era já um prédio abandonado, sem uso e devassado,
perdido e isolado ao lado dos trilhos.
Em agosto de 2017, estava no final de um restauro, feito a partir
da própria comunidade local.
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1886
AO LADO: Os trilhos chegam a Cascata, Minas Gerais, em agosto (A Provincia de S. Paulo, 6/8/1886). |
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1916
AO LADO: Em 1916: anuncia-se que a estação
de Cascata terá nova função (O Estado
de S. Paulo, 12/3/1916).
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ACIMA: Esquema do pátio de Cascata
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg). ABAIXO: Estação da Cascata, entre
a linha e a estrada (Foto Rubens Caruso Jr. em 31/1/2012).
"Estamos a
caminho do sol - disse-me um companheiro da viagem, quando o
trem iniciou a subida para a Cascata, que fica 1 1.200 e poucos
metros de altitude. De facto, aos poucos, fomos subindo, como
para alcançar o astro-rei que fulgurava, inundando, lá
em baixo, os enormes cafezaes que se perdiam no horizonte. E
subindo sempre, a caminho do sol, ou seja, a caminho da saúde,
da fonte de vida. Em Cascata, minuscula estação,
posta no cume da cordilheira, poucos minutos de parada para
que a machina recobre o folego depois da longa puxada. Uma especie
de plataforma natural distancia o comboio da beira dos abysmos
que vinhamos margeando. No vagão nota-se maior animação.
Á modorra sonolencia da longa viagem succede a conversação
que se generaliza. Abrem-se as palpebras ansiosas, buscando
a méta definitiva. Depois a ultima arrancada, o deslizar
suave pela pendencia da serra para pegar dentro do valle onde
se ergue Poços de Caldas" |
AO LADO: Texto de
Willy Aureli, Folha da Manhã, 12/8/1933.
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ACIMA: Pátio da estação
de Cascata, sem data (Foto Amador A. Clara). ABAIXO: Dístico
da estação em 2012 (Autor desconhecido).
ACIMA: Mapa de 1948 mostrando a linha na
região de Cascata e Áugas da Prata, ambas em São
Paulo. A estação de Cascata está no alto do mapa.
PARA VER UMA AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Arquivo Publico Mineiro).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht: pesquisa local; Vanderley
Zago; Danilo Capistrano; Amador A. Clara; Rubens
Caruso Jr.; Luiz Claudio Vieira Lopes; Cesar Augusto Tonetti; Rodrigo
Falconi; Plinio Silva Telles; Caio Bourg; Museu da
Companhia Paulista, Jundiaí, SP; Folha da Manhã,
1933; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1932; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Cia. Mogiana: Relação
oficial de estações, 1937; Cia. Mogiana: relatórios
anuais, 1875-1969; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Cascata, já desativada, em
1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano |
A estação de Cascata, já desativada, em
1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano |
A estação nos anos 1980. Foto Plinio Silva Telles |
Estação da Cascata em 2004. Foto Rodrigo Falconi |
A antiga estação em 18/9/2008; Foto Cesar Augusto
Tonetti |
A estação em 25/12/2010. Foto Danilo Capistrano |
A estação em 31/1/2012. Foto Rubens Caruso Jr. |
A estação em 11/2015. Foto Luiz Claudio Vieira
Lopes |
A estação em 30/3/2016. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em final de restauro em agosto de 2017.
Foto Vanderley Zago |
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Atualização:
09.03.2020
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