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FEPASA (1979-1994)
CPTM (1994-) |
CEASA
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba-km 1,104 (1981) |
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SP-1112 |
Altitude: - |
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Inauguração: 04.04.1981 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
CEASA foi construída pela FEPASA em 1979, para tráfego
precário dos subúrbios na época durante a reforma
da linha, foi inaugurada oficialmente somente em 1981. Tem o nome
devido a ficar junto às instalações do Ceasa,
junto à Marginal do rio Pinheiros, em São Paulo.
Foi chamada de Universidade no seu início, e também
tinha - e ainda tem - um pátio de cargas que chega até
onde a ponte do Jaguaré. Como a estação mais
próxima era a de Universidade, na ponte seguinte, o
seu pátio de cargas levou esse nome por algum tempo como referência
para os cargueiros da FEPASA.
Para a construção dessa estação, a FEPASA
teve de remover uma grande favela já no ano de 1977, que se
situava principalmente sob a ponte e o viaduto do Jaguaré.
A estação serve desde 1994 à CPTM.
Foi reformada e ampliada durante o ano de 2009 e princípio
de 2010, ganhando um novo prédio à direita da linha,
sentido Osasco. A entrega desta ampliação ocorreu
em 27/3/2010.
(Ver também UNIVERSIDADE)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
Roberto de Almeida; William Gimenez; Folha de S. Paulo, 26/7/1977;
CPTM; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Ceasa, anos 1990. Foto cedida por
Willliam Gimenez |
A estação depois da reforma e ampliação
em 18/3/2010. Foto Carlos Almeida |
A estação em 17/10/2010. Foto Carlos Almeida |
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Atualização:
19.02.2017
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