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Imperatriz Leopoldina
Presidente Altino
Osasco
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Saída para o ramal de Jurubatuba (1979-):
Ceasa
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2019
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E. F. Sorocabana
(1919-1971)
FEPASA (1971-1992)
CPTM (1992-) |
PRESIDENTE
ALTINO
Município de Osasco, SP |
Linha-tronco - km 14,019 (1931) |
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SP-1339 |
Altitude: 726 m |
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Inauguração: 1919 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Quando se iniciou a sua construção,
em 1918 (provavelmente), o posto tinha apenas o nome de "km 14". O motivo
de sua instalação nesse local parece ter sido o fato
de ali terem se construído os desvios para o Frigorífico
Wilson. Em um terreno doado à Sorocabana em 1916 foi construída a estação original.
Já no ano seguinte (1919) a estação teve o
nome alterado para o atual, Presidente Altino, uma homenagem
ao então Presidente do Estado, Altino Arantes.
Em 1930, o seu nome foi alterado para General Miguel Costa,
comandante das milícias de Vargas em São Paulo após a revolução.
Em 1932, a estação foi renomeada com o nome original. O nome de
Miguel Costa só seria recolocado como nome de uma estação
em 1987, na antiga estação do Matadouro, mais
à frente e também chamada por muito tempo de Km 21, na divisa
dos atuais municípios de Osasco e de Carapicuíba.
A estação de Presidente Altino originalmente ficava
onde hoje funciona um depósito da CPTM, do outro lado dos trilhos
em relação à de hoje e dava frente para o lado sul dos mesmos
(esquerda da linha). Nessa velha estação existiu um
bar (ver abaixo).
A construção da estação atual iniciou-se
em março de 1978, sem que fosse necessária a sua demolição
para as obras, pois a nova ficaria afastada da velha. Não
houve necessidade de construção de uma estação
provisória. Só foi demolida em 1979, depois de ter
sido substituída pela nova em 25 de janeiro desse ano pelo setor
de subúrbios da Fepasa, hoje CPTM, dando frente para o lado norte
(direita da linha). Dali passou a sair o ramal da CPTM que segue
para Jurubatuba, em Santo Amaro, construído pela Sorocabana
em 1957.
O pátio da estação, enorme, é um hoje um depósito de trens de carga,
carros de passageiros e vagões da CPTM e da antiga Fepasa, saindo
dali os desvios da atual ALL que atendem toda a região industrial
do Jaguaré. Hoje todos esses desvios estão
desativados e muitos deles foram arrancados.
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1916
AO LADO: A estação foi construída num terreno doado pela Cia. de tecidos (O Estado de S. Paulo, 27/01/1916). |
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1919
À ESQUERDA: A estação de Presidente
Altino já existia em agosto de 1919 - a prova está
no anúncio ao lado. Eu (autor deste site) acho que esta é a primeira publicação já com o nome de Presidente AltinoMas existia, afinal, desde quando? O relatório
da Sorocabana somente a cita a partir de 1918, quando estava em
construção e com o nome de km 14 e pouco depois como
Presidente Altino. Realmente, são fatos que se contradizem
( (O Estado de S. Paulo, 2/8/1919). |
ACIMA: Em novembro de 1919, mais empregos na estação
(O Estado de S. Paulo, 11/11/1919).
ACIMA: Funcionários da Sorocabana
posam em frente à plataforma da estação, possivelmente
anos 1920 (Autor desconhecido).
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1925
AO LADO: Acidente na
estação (O Estado de S. Paulo, 6/3/1925).
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1926
AO LADO: Aparentemente, a "promoção" da parada de Presidente Altino a
estação (O Estado de S. Paulo, 6/3/1925). |
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1933
AO LADO: Fecharam uma passagem sobre a linha (O Estado de S. Paulo, 25/2/1933). |
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1942
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 7/7/1942). |
ACIMA: clique sobre a figura - O Parque Industrial do Jaguaré é anunciado pela primeira vez em 1942 (O Estado de S. Paulo,
26/7/1942).
ACIMA: Por volta de 1945, ou mesmo antes, a ponte do Jaguaré,
com o rio Pinheiros já canalizado seguindo no sentido da
foz no Tietê, e, à esquerda, parte do Centro Industrial,
já arruado. A outra parte fica atrás do morro à
esquerda. Notar que, para cá da ponte, a retificação
do rio ainda não havia sido feita. A ponte que aparece na
fotografia foi desativada em 1973 e ainda existe, abandonada e espremida
entre as duas pontes feitas nesse mesmo ano (O Estado de S. Paulo,
publicada em 2007).
ACIMA: A área do Centro Industrial
do Jaguaré sendo loteada, nos anos 1940. Este anúncio
foi publicado em junho de 1946. Não sei se foi o primeiro.
Até 1950, o anúncio seguiu sendo publicado (Revista
Brasil Madeireiro, junho de 1946 - Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Anúncio do bar da estação antiga de Presidente
Altino (Guia Oficial da E. F. Sorocabana, 2o semestre 1953).
ACIMA: Patio de Presidente Altino em 1958. Grande, mas muito diferente
do atual (Geoportal).
ACIMA: Do pátio de Presidente Altino
(fora do mapa, à esquerda da linha, no alto), a partir dos
anos 1950, passou a sair uma rede de desvios que se ligavam ao tronco
da EFS no alto à esquerda (embora, no mapa, a ligação
não esteja feita, mas o ponto é ali mesmo). Essa rede
hoje está praticamente toda extinta, tendo sobrevivido até
2003 o ramal que passava junto à Marginal do Rio Pinheiros
(Avenida Engenheiro Billings, no centro à direita). Veja
mais sobre estes ramais (Guia SP, 1978).
ACIMA: Os desvios do Frigorífico
Wilson, que parecem ter sido os responsáveis pela construção
da estação no km 14. Eles saíam (ainda saem)
da frente da estação, que, até 1978, ficava
no lado oposto à linha em relação aonde está
hoje (Guia SP, 1978).
ACIMA: À esquerda, em janeiro de 2003, o trem cargueiro
estacionado esperando para entrar na Cimento Cauê, quase invisível
ao fundo da foto. Ao lado, a Marginal de Pinheiros, aí chamada
de Avenida Engenheiro Billings. Ao alto, as favelas que acabaram
com os ramais. Ainda acima, na foto à direita, os desvios,
já sem serviço, em 2005, no cruzamento com a avenida
Alexandre Mackenzie, sentido sul, no mapa. Por ali passava esse
trem de cimento. O último movimento que vi nesse ponto foi
a passagem de uma locomotiva LEW cruzando a avenida, um ano antes
(2004), sozinha, com um maquinista e um outro acessor em pé
no estribo, como a dizer adeus. Cena bonita e eu sem uma máquina
fotográfica na mão. Veja
mais sobre estes ramais (Fotos Ralph M. Giesbrecht, 2003
e 2005).
ACIMA: Parte do enorme pátio de Presidente
Altino em 1/11/2014 (Foto Carlos Roberto de Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht:
pesquisa local; Ricardo Koracsony; William Gimenez; Carlos Roberto
de Almeida; Marcos Zeituni; Coaraci Camargo; Antonio Carlos Cardoso;
José Luiz Alves de Oliveira; O Estado de S. Paulo, 1919, 1925 e
22/3/1977; Geoportal, 2014; E. F. Sorocabana: Guia Oficial, 2o semestre
1953; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; E. F.
Sorocabana: Nossa Estrada; Guia SP, 1978; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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O chefe da estação de Presidente Altino nos anos
1930, Ernesto Fernandes, posa na plataforma com familiares e
funcionários da EFS. Foto cedida por Antonio Carlos Cardoso |
A estação, apinhada de gente, em 1956. Foto de
jornal da época, cedida por Coaraci Camargo |
A estação nos anos 1970. Cessão Helcio Pedroso/Sidão |
A estação em 1976. Acervo José Luiz Alves de Oliveira,
de Osasco, SP |
A estação antiga de Presidente Altino, em 1977.
Foto cedida por Ricardo Koracsony, extraída da revista
"Nossa Estrada". |
Ainda a estação antiga. Foto cedida por Ricardo
Koracsony, extraída da revista "Nossa Estrada". |
A estação atual em construção, em
1978. Acervo Ralph M. Giesbrecht |
A estação atual, nos anos 1990. Foto cedida por
William Gimenez |
Em 21/06/1998, a estação atual. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht |
Plataforma da estação atual, em 2001. Foto Marcos
Zeituni |
Plataforma da estação antiga, em 12/2002, já
demolida há anos. Foto Ricardo Koracsony |
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Atualização:
28.01.2022
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