A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Pedregulho
Chapadão
Igaçaba
...

Linha do Rio Grande-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1888-1970)
E. F. Vale do Bom Jesus (1991-2004)
CHAPADÃO (antiga MONTE ALTO)
Município de Pedregulho, SP
Linha do Rio Grande - km 461,835   SP-0854
Altitude: 1.004 m   Inauguração: 05.03.1888
Uso atual: fechada (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1990
 
HISTORICO DA LINHA: A Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi. Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados. Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1888, a estação tinha então o nome de Monte Alto.

Em 1958, a notícia na então combalida linha do Rio Grande: "Domingo último, por volta das 8:30 hs., cinco máquinas da Cia. Cit Pavimentação e Terraplanagem S. A. ao passarem sobre os trilhos da Mogiana entre as estações de Rifaina e Chapadão arrancaram-nos, fazendo com que o trem, que por ali deveria passar pouco depois, esperasse cerca de uma hora. As máquinas, sendo muito baixas, pegaram com suas facas uma parte dos trilhos, deslocando-os do lugar, o que impediu a passagem do noturno procedente de Uberaba" (O Comércio da Franca, 18/11/1958).

Poucos anos mais tarde, passou a se chamar Chapadão,tendo sido extinta em 01/07/1970, com a supressão do trecho Pedregulho-Jaguara (*RM-1970). Os trilhos, mais tarde, foram retirados.

Mas, em março de 1991, a estação foi recuperada, e com a colocação de trilhos novos, passou a ser uma das quatro estações da linha turística da "Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus", empresa tocada pela ABPF que faria circular, no antigo leito, trens a vapor até Rifaina. A ferrovia funcionou por menos de cinco anos, até 1994, e parou quando parte de um aterro foi levado pelas chuvas e deixou a linha sem sustentação

Em 2015, a área da estação foi concedida à Prefeitura de Pedregulho pela Superintendencia do Patrimonio da União em São Paulo. A prefeitura, por sua vez, cedeu-a à APPF - Associação Pedregulhense de Preservação Ferroviária.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Antonio Carlos Mussio)

ACIMA: Quando o trem da Vale do Bom Jesus ainda ia para Chapadão... (Foto Carlos Augusto Leite Pereira, em agosto de 1994).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Augusto Leite Pereira; César Sacco; Cesar Café Barreto; O Comércio da Franca, 1958; Folha de S. Paulo, 2000)
     

Em 1990, a estação preparada para o seu novo destino. Foto da Revista da Frateschi

Em 1991, a EFVBJ em início de operação em Chapadão. Foto César Sacco

Em abril de 2000, a vila ferroviária. Foto da Folha de S. Paulo, de 30/04/2000

Estação de Chapadão, em 28/12/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Chapadão, em 28/12/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 06/2004. Foto Cesar Café Barreto
     
Atualização: 03.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.