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(1899-1970):
Chapadão
Igaçaba
Rifaina
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(1991-2001):
Chapadão
Igaçaba
Rifaina-nova
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1899-1970)
E. F. Vale do Bom Jesus (1991-2004) |
IGAÇABA
Município de Pedregulho, SP |
Linha do Rio Grande - km 477,789 |
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SP-0855 |
Altitude: 711 m |
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Inauguração: 22.11.1899 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido
(2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886,
e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande
e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba
já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com
a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Igaçaba foi aberta em 1899.
Em Igaçaba começa o trecho de descida da linha para o vale
do rio Grande, até atingir a estação de Rifaina.
"Meu avô, Lodovico Toniato, quando veio da Itália em 1.891,
ele se estabeleceu na região da linha do Rio Grande, entre Igaçaba
e Rifaina. Inclusive, esta linha fazia divisa de sua propriedade,
da qual ele tinha um desvio, onde ele carregava os vagões de café
e também supria a ferrovia com lenha. Estou juntando vários documentos
dele, para mostrar as futuras gerações de nossa familia, o desempenho
e a criatividade que lhe era peculiar" (Nicolau Toniato,
06/2007).
A estação foi extinta em 01/07/1970, com o fechamento
do trecho Pedregulho-Jaguara (*RM-1970). Os trilhos, mais tarde,
foram retirados.
Mas, em março de 1991, a estação foi recuperada, e com a colocação
de trilhos novos, passou a ser uma das quatro estações da linha turística
da "Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus", empresa tocada pela
ABPF que faria circular, no antigo leito, trens a vapor até Rifaina.
A ferrovia funcionou por menos de cinco anos, até 1994, e parou quando
parte de um aterro deixou a linha sem sustentação. A estação, que
fica no aprazível distrito de Igaçaba, estava servindo de moradia
e já dava sinais de falta de conservação.
Em 2015, a área da estação foi concedida à Prefeitura de Pedregulho
pela Superintendencia do Patrimonio da União em São Paulo. A prefeitura,
por sua vez, cedeu-a à APPF - Associação Pedregulhense
de Preservação Ferroviária.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Antonio Carlos Mussio)
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1895
AO LADO: Aqui parecem estar se referindo à estação de Igaçaba e não da de Pedregulho (O Estado de S. Paulo, 2/11/1895). |
ACIMA: A quietude de Igaçaba e de sua estação
são contagioantes. Até os bancos da estação
ainda estão lá. Pena que a falta de educação
crônica não respeita a conservação das
paredes e picha-as desavergonhadamente (Foto Wagner Gomes Reis, em
2007).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Wagner Gomes Reis; Cesar Café Barreto; Nicolau Toniato)
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Estação de Igaçaba, em 28/12/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Igaçaba, em 28/12/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 06/2004. Foto Cesar Café Barreto |
A estação em abril de 2011. Foto Nemer Lamarca |
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Atualização:
30.04.2021
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