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(1882-1972)
Faveiro
Córrego Fundo
Santos Dumont
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Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1882-1971) |
CÓRREGO
FUNDO
Município de Tambaú, SP |
Linha-tronco original - km 223,369 |
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SP-1157 |
Altitude: 733 m |
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Inauguração: 16.08.1882 |
Uso atual: abandonada (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Córrego Fundo foi inaugurada em 1882, sendo
uma das estações mais antigas da Mogiana. Como a estação
de Itapira (em 1882, Penha), a estação
de Córrego Fundo primitiva era "feita de trilhos
estragados e taboas com 21 m por 6 m" (Relatório
da Mogiana, 1882).
Mais tarde, construiu-se o prédio atual, provavelmente nos
anos 1890.
Em 1919, a estação foi unida por linha telefônica
com Santa Rita do Passa Quatro (Mensagem ao Congresso Legislativo
pelo Presidente do Estado, Washington Luiz, em 14/7/1920).
Com a abertura da variante Tambaú-Bento Quirino, em
25/02/1971, ficou fora da nova linha.
Ficava no bairro rural de Mina Rica, que, com a desativação
da estação e também de uma mineradora do local, virou uma vila fantasma.
O acesso era difícil, pois ficava a uns três quilômetros da rodovia
por estradas muito ruins, o que aumentava o isolamento.
Em 2001, tudo estava abandonado, casas, igreja e estação. Em 2008,
nada havia mudado: "Esta estação hoje é de um morador
desta cidade. Para ter acesso às ruínas tive de e pedir ao caseiro
se eu poderia perambular por ali; além disso, a igreja utilizada
pela população no passado, e há uns 200 metros do conjunto da vila
ferroviária, foi devidamente pintada, cercada e com um anexo
construído ao seu lado - um recanto para churrascos. O vilarejo fantasma
tornou-se um belo nicho ecológico; o caseiro - que mora numa das casas
da antiga estação - contou que lá tem muitos lobos, jaguatiricas e
até suçuaranas, aquelas marrom-avermelhadas, disse que tem muita cascavel
por ali e, vez em quando, vem pessoas para caçá-las. Uma vez por ano
um batalhão do Exército acampa no entorno da estação para exercícios
de tiro, e pude ver num barrancão muitas pontas de chumbo. Vi também
uma siriema bem de pertinho e as crianças adoraram escorregar nas
encostas do "buraco" - uma grande área de erosão, resquício
de uma mineradora de areia, usada por motoqueiros para manobras radicais.
Enfim, este lugar abandonado, onde está um patrimônio da Mogiana,
não é uma terra que ninguém quer" (Heraldo Curti, 04/2008).
"Ficamos estarrecidos com o abandono da antiga estação da
Mogiana, entregue à ação do tempo e ao vandalismo um verdadeiro pecado.
Para consolo nosso a antiga igreja de N. S. da Piedade, construída
por imigrantes italianos na primeira década de 1900 e onde casaram
meus pais em 1928, foi reformada guardando uma história com mais de
dois séculos. Não encontramos no local qualquer pessoa para dar melhores
informações" (Adirley Pio Nonino, 26/10/2009).
Em março de 2020, ainda estava em pé, abandonada, bem como todas as pequenas construções da antiga vila ferroviária em volta.
Veja a estação ferroviária abandonada, a vila-fantasma ao redor e o túnel da linha nova (de 1970) ali próximo: https://www.youtube.com/watch?v=8fLco29ULTY
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1904
AO LADO: A estação de Corrego Fundo vira reduto de bandidos (O Estado
de S. Paulo, 16/7/1904). |
ACIMA: Estação de Corrego Fundo,
ao fundo à direita, provavelmente pouco antes de sua desativação,
por volta de 1970 (Foto Adirley Pio Nonino).
ACIMA: Estação de Corrego Fundo,
ao centro da foto, em mapa de 1970. A linhs tracejada mais distante da estação é a variante em construção (IBGE).
(Fontes: Adirley Pio Nonino; Heraldo Curti;
Luiz Affonso Mendes Jr.; Cia. Mogiana: relatórios oficiais,
1875-1969; Mensagem ao Congresso Legislativo pelo Presidente do Estado,
Washington Luiz em 14/7/1920; Cia. Mogiana: álbum, 1910; Cia.
Mogiana: relação oficial de estações,
1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Córrego Fundo, c. 1910. Foto
do Álbum da Mogiana
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O abandono da estação, em 08/2001. Foto Luiz Affonso
Mendes Jr. |
O abandono da estação, em 08/2001. Foto Luiz Affonso
Mendes Jr. |
O abandono da estação, em 08/2001. Foto Luiz Affonso
Mendes Jr. |
O abandono da estação, em 08/2001. Foto Luiz Affonso
Mendes Jr. |
A estação em 2009. Foto Adirley Pio Nonino |
A ex-estação em 2018. Foto Augusto Massaferro |
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Atualização:
30.04.2022
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