|
|
...
Casqueiro
Cubatão
Areais
...
SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
...
|
|
|
|
|
São Paulo
Railway (1867-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CUBATÃO
Município de Cubatão, SP |
Linha tronco - km 12,300 (1935) |
|
SP-0023 |
Altitude: 2 m |
|
Inauguração: 16.02.1867 |
Uso atual: Secretaria do Turismo (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1995, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cubatão, uma das mais antigas do Estado, foi aberta juntamente
com a linha da SPR em 1867.
Já no ano seguinte, um novo predio foi construído para
substituir o anterior, "muito acanhado".
Porém, segundo o Almanak Lemmertz para 1889, "a
estação do Cubatão offerece dimensões
sufficientes para o serviço da povoação. Convem
observar que a construção desta estação
sendo de páo a pique deve ser considerada provisoria".
Este devia ser o predio de 1889, ainda ruim...
O prédio seguinte foi erigido durante a década de 1890.
Duraria até os anos 1950 ou 1960, quando o atual o substituiu.
Em 1898, entre a estação de Cubatão e a localidade de Pilões,
foi aberto um ramal particular com 15 km de linhas, sendo 4 km de
ramal lenheiro e 1 km para transportar papel da Cia. Fabril do
Cubatão. Pertencia à City of Santos Improvements Co.. Tinha
6 locomotivas e 45 vagões; transportava passageiros também, cobrando
500 réis para todo o percurso; transportava também frutas e madeira
(Ver caixa abaixo, de 1900).
A estação de Cubatão fica afastada do centro da cidade,
e tinha um prédio mais moderno... e feio, mas ainda bem cuidado em 2014.
Fica na estrada velha para Santos.
1884
AO LADO: Acidente em Cubatão atrasa o trem (A Provincia de S. Paulo, 22/6/1884). |
|
1891
AO LADO: Estes trens não parava na estação de Cubatão nesta época (O Estado de S. Paulo, 1/4/1891). |
|
1898
AO LADO: A estação estava quase pronta (O Estado de S. Paulo, 26/1/1898). |
|
1900
AO LADO: O tramway que saía de Cubatão (O Estado de S. Paulo, 18/02/1900). |
|
1910
AO LADO: Em 27/9/1910, O Estado
de S. Paulo publicou esta nota sobre o bairro do Cubatão,
em Santos
|
|
1935
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 15/8/1939). |
|
|
1939
AO LADO: Pulou do
trem em Cubatão (O Estado de S. Paulo, 24/11/1939).
|
ACIMA: Nos anos
1950, pátio da estação de Cubatão (IBGE).
ACIMA: A cidade de
Cubatão e a estação (à esquerda) nos anos
1960 (Autor desconhecido).
ACIMA: A velha passarela metálica
da São Paulo Railway foi mantida em seu lugar, apesar da demolição
da estação para a construção da atual
(Foto Marcos Antonio Nobrega, 12/9/2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rafael Asquini;
Paulo Mendes; Luiz Rafael de Souza; Antonio Gorni; Almanak Lemmertz,
1889; Cacilda T. Costa: O Sonho e a Técnica; O Estado de S.
Paulo, 1910 e 1939; SPR: Relação oficial de estações,
1935; IBGE; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Estação de Cubatão no princípio
do século 20. Foto extraída do livro O Sonho
e a Técnica, de Cacilda T. Costa |
A estação, ainda a antiga, em 1967. Acervo Paulo
Mendes |
A estação atual, em 03/2003. Foto Luiz Rafael
de Souza |
A estação atual, em 03/2003. Foto Luiz Rafael
de Souza |
A estação atual, em 03/2003. Foto Luiz Rafael
de Souza |
A estação atual, em 03/2003. Foto Luiz Rafael
de Souza |
A estação em 2007. Foto Antonio Gorni |
A estação em 20/4/2014. Foto Rafael Asquini |
|
|
|
|
|
Atualização:
01.11.2021
|
|