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E. F. Baturité
(1899-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PRUDENTE DE
MORAES
Município de Quixeramobim, CE |
Linha-tronco - km 260,735 (1960) |
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CE-4224 |
Altitude: 195 m |
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Inauguração: 04.06.1899 |
Uso atual: abandonada (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Prudente de Moraes foi inaugurada em 1899.
A estação estava abandonada em 2022, em um bairro rural do município de Quixeramobim.
ACIMA: O prédio isolado no bairro em 2011 (Foto Geraldo Langovski).
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostrando o município (parcial) de Quixeramobim e suas esações ferroviárias, inclusive a de Prudente de Morais (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
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AO LADO: Quem foi Prudente de Morais (Folha de S. Paulo, anos 1960) |
ACIMA: A estação vista de longe em 2022 (Foto Geraldo Langovsky)
(Fontes: Geraldo Langovsky, 2022; Folha de S. Paulo, 4/10/1961; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). |
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A estação em 2021. Foto Geraldo Langovsky |
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Atualização:
23.10.2022
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