|
|
Rede
de Viação Cearense (1921-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SALVA-VIDAS
Município
de Quixeramobim, CE |
Linha-tronco - km 251,091 (1960) |
|
CE-4223 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 09.01.1921 |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação
Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité,
aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada
nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em
1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede
de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração
federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo
a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma
das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida
operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com
a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária
do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente
até os anos 1980. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Salva-Vidas foi inaugurada em 1921. Curioso nome; não consegui o motivo de tal denominação.
A estação foi demolida depois da desativação.
Em 2021, somente restavam partes da plataforma. Havia ainda trilhos no local.
Era um local onde a ferrovia atravessava uma curiosa formação de pedras em local ermo (veja as fotos dos caixas abaixo). Ainda havia trilhos no local.
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostrando o município (parcial) de Quixeramobim e suas esações ferroviárias, inclusive a de Salva-Vidas (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA: Passagem de nível em Salva Vidas (Foto Geraldo Langovski, 2021).
ACIMA: Os dois morros de pedra onde a linha passa entre eles em Salva Vidas (Foto Geraldo Langovski, 2021).
(Fontes: Geraldo Langovski, 2021; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960). |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.10.2022
|
|