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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Antenor Navarro
Souza
Acauã
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Saída da linha Mossoró-Souza: Alagoinha
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Ramal da Paraíba-1932
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Cearense (1926-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-)
SOUSA
Município de Sousa, PB
Ramal da Paraíba - km 576,200 (1960)   CE-3170
Altitude: 280 m   Inauguração: 13.05.1926
Uso atual: incendiada (2018)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1922
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal da Paraíba foi aberto ao tráfego entre 1923 e 1926, partindo da estação de Arrojado, na linha da antiga E. F. Baturité, construída em 1922 especialmente para dar partida para os trens do ramal. Entrava pela Paraíba e parava na cidade de Souza. Nesta cidade, a partir de 1933, encontrou-se também a linha Mossoró-Souza, vinda do Rio Grande do Norte. O ramal da Paraíba ainda foi prolongado até Patos, em 1944, e em 1958, com a união desta cidade com Campina Grande, foi definitivamente incorporado pela Rede Ferroviária do Nordeste, completando a ligação do Ceará com o resto do Brasil, via Paraíba e Pernambuco.
 

A ESTAÇÃO: Em homenagem ao fundador - Bento Freire de Sousa - e primeiro administrador do patrimônio, nunicípio a cidade passou a se chamar Sousa.

A estação de Souza foi inaugurada em 1926. Segundo se conta, o prédio e os trilhos já estariam prontos desde 1922 no local.

Nesta estação terminava o ramal da Paraíba, continuando, a partir de 1932, quando foi prolongada até Pombal, a linha pela da antiga Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), para Itabaiana, na própria Paraíba.

Também era nesta estação
que chegava a linha Mossoró-Souza, a partir de 1933.

Em 9/3/2023, Nilton Kosminsky me perguntou qual o trajeto que seus pais e avós, naturais da Lituânia e da Bessarábia (esta última hoje se chama Moldávia) usaram para saír de Sousa, na Paraíba, em 1942. Ele somente tinha certeza que eles chegaram a Recife e de lá tomaram um barco para Salvador.

Em Sousa estavam desde 1939, quando se casaram. Ele supunha que eles utilizaram tanto o ferroviário como o rodoviário para chegar e sair de Sousa, mas... havia mesmo alguma conexão de Sousa para Natal ou Recife nessa época? Eles estavam morando em 1939 no açude de Curema (Açude Estevam Marinho). Saíram de Sousa, que era a cidade próxima ao açude em 1942 e aqui foi onde Nilton quis pedir ajuda: já havia olhado todas as estradas ferroviárias possíveis baldeações, que os levassem, de Sousa até Recife, onde embarcaram de barco para Salvador. Resumindo: como seus pais chegaram em Recife, saindo de Sousa, por trem? Era possível isto?

Pelo mapa de 1942, não havia nenhuma ligação entre Souza e Recife por trem.

Como fazer para ir de Sousa, ou de Pombal, para o porto de Recife por trem em 1942? O mapa (ver abaixo, no caixa desta data) do jornal Correio Paulistano mostra que a volta seria enorme, embora a distância, em si, não fosse tão grande assim. Afinal, a uma primeira olhada no mapa, o passageiro teria de escolher que linhas precisaria tomar, baldear, etc., mas, na verdade, a rede de trilhos não era lógica para este fim. As estradas de rodagem existiam, mas eram ruins nos sertões da Paraíba, por onde o viajante teria de passar. Havia também uma ligação com Fortaleza, de onde se poderia ir de navio a Recife.

A linha passou a ser contínua desde o Ceará até a antiga linha Norte da RFN - ou seja, pelo ramal de Souza, que passava por Campina Grande até o entroncamento desse com a linha Recife-Natal.


A estação foi tombada pelo IPHAB em 2001. Mesmo assim, a linha continuou abandonada e a estação foi vítima de um incêndio em março de 2018.

Em 2023, não sei como está o estado e função do prédio. Supõe-se que esta tenha sido recuperado. no entanto, a linha estava abandonada. No mapa do Google Maps de 2023, aparece ainda um triângulo de reversão (ver caixa abaixo).

ACIMA: Muitos trilhos e poucas ligações lógicas no Nordeste em 1942. Linhas pretas: ferrovias existentes. Linhas brancas:ligações necessárias mas não efetuadas até então. Linhas intermitentes - trechos de ferrovias em construção; linhas trajetadas - divisas estaduais - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR (Correio Paulistano, 8/2/1942).

ACIMA: Estação de Souza em abril de 2010. Foto Herlanio Evangelista).

ACIMA: Pátio da estação de Souza e triângulo de reversão em 2023. - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (Google Maps).

 

TRENS - De acordo com os guias de horários e informações diversas, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1926 a 1988?. Veja aqui horários em 1978 (Guias Levi).
(Fontes: Herlanio Evangelista, 2010; João Carlos Reis Pinto, 2002; Adriano Perazzo, 2005; Carlos Alberto Martins da Matta, 2005; Luís L'Aiclon Pinto Martins, 2007; Bertrand de Souza Lira: Fotografia na Paraiba; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação já pronta em 1922, 4 anos antes da abertura. Fotografia na Paraiba, de Bertrand de Souza Lira

A estação em 2002. Foto João Carlos Reis Pinto

A estação em 2005. Foto Adriano Perazzo

A estação de Souza em 2005, ao fundo. Foto Carlos Alberto Martins da Matta

A estação em 2007. Foto Luís L'Aiglon Pinto Martins

Estação de Souza em 2009. Autor desconhecido
     
Atualização: 25.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.