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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Álvaro Wayne
Antonio Bezerra
Caucaia
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Cearense (1917-1975)
RFFSA (1975-1997)
Metrofor (1997-)
ANTONIO BEZERRA (antiga BARRO VERMELHO)
Município de Fortaleza, CE
Linha Norte - km 7,506 (1960)   CE-3167
Altitude: 17 m   Inauguração: 12.10.1917
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barro Vermelho foi inaugurada em 1917.

Nos anos 1940 passou a se chamar Antonio Bezerra.

Segundo Valentim Santos, historiador de Fortaleza, a estação foi demolida para ser reconstruída a atual que serve à METROFOR. A original era em estilo colonial inglês. Ficava situado no final da plataforma atual. Era composta de uma linha férrea que passava pelo lado esquerdo e outra pelo lado direito que se encontrava logo adiante, como é atualmente. Existiam três compartimentos: no primeiro, funcionava a sala do telégrafo, com janelas para cada lado; no segundo ficava a bilheteria e administração da estação e o terceiro ficava o deposito de cargas. Ao lado existiam vários bancos de madeiras, o telhado era em estilo tesoura onde existia um sino pendurado no teto no lado direito que anunciava com fortes badaladas a chegada e saída dos trens. A cor da fachada era sempre amarela com letras pretas identificando a parada, primeiro, Barro Vermelho, depois Antonio Bezerra e logo acima a logomarca da RVC e depois RFFSA. Não existiam grades ou cercas a seu redor. Era tudo aberto.

Hoje, na linha de trens metropolitanos, existem entre Antonio Bezerra e a estação original (seguinte) de Caucaia, hoje também uma estação metropolitana, mais sete estações que foram construídas apenas na época dos subúrbios: Conjunto São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi, Nova Metrópole e Parque Soledade.

TRENS - Os trens de passageiros e depois os metropolitanos param nesta estação desde 1917 até hoje. Na foto, trem da Metrofor em Caucaia em 2001. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
Atualização: 17.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.