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Rede de Viação
Cearense (1917-1975)
RFFSA (1975-1997)
Metrofor (1997-) |
ANTONIO BEZERRA
(antiga BARRO VERMELHO)
Município de Fortaleza, CE |
Linha Norte - km 7,506 (1960) |
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CE-3167 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: 12.10.1917 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral
a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barro Vermelho foi inaugurada em 1917.
Nos anos 1940 passou a se chamar Antonio Bezerra.
Segundo Valentim Santos, historiador de Fortaleza, a estação foi demolida para ser reconstruída a atual que serve à METROFOR. A original era em estilo colonial inglês. Ficava situado no final da plataforma atual. Era composta de uma linha férrea que passava pelo lado esquerdo e outra pelo lado direito que se encontrava logo adiante, como é atualmente. Existiam três compartimentos: no primeiro, funcionava a sala do telégrafo, com janelas para cada lado; no segundo ficava a bilheteria e administração da estação e o terceiro ficava o deposito de cargas. Ao lado existiam vários bancos de madeiras, o telhado era em estilo tesoura onde existia um sino pendurado no teto no lado direito que anunciava com fortes badaladas a chegada e saída dos trens. A cor da fachada era sempre amarela com letras pretas identificando a parada, primeiro, Barro Vermelho, depois Antonio Bezerra e logo acima a logomarca da RVC e depois RFFSA. Não existiam grades ou cercas a seu redor. Era tudo aberto.
Hoje, na linha de trens metropolitanos, existem entre Antonio Bezerra
e a estação original (seguinte) de Caucaia, hoje
também uma estação metropolitana, mais sete estações
que foram construídas apenas na época dos subúrbios:
Conjunto São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará,
Jurema, Araturi, Nova Metrópole e Parque Soledade.
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TRENS - Os trens de passageiros e depois os metropolitanos param nesta
estação desde 1917 até hoje. Na foto, trem
da Metrofor em Caucaia em 2001. Clique sobre a foto para ver
mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
17.11.2019
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