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E. F. de Sobral
(1893-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CARIRÊ
Município de Carirê, CE |
Linha Norte - km 267,354 (1960) |
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CE-3478 |
Altitude: 157 m |
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Inauguração: 01.11.1893 |
Uso atual: restaurada (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral
a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cariré foi inaugurada em 1893. Teve como seu primeiro
agente de estação Antonio Luiz de Aguiar. Porém, Temístocles
Navarro Leitão, de Camocim, foi seu primeiro agente fixo.
Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em
1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús.
Seu último agente foi Oséas Ferreira Lima, em meados de dezembro
de 1988, quando se assistiu à passagem do último trem de passageiros
ligando Fortaleza a Crateús.
Em 2017 a Linha Norte era operacionalizada pela Transnordestina, ex-CFN.
Depois de anos totalmente abandonada, a estação e a
casa do agente foram restauradas e, em 2015, os prédios estava
já recuperados.
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1893
AO LADO: Anuncio da inauguração da estação sem a data exata, por jornal paulista, para Cariré e Santa Cruz (Reriutaba) (O Esado de S. Paulo, 30/11/1893) |
ACIMA:
A estação nos anos 1920 (Acervo "Vigor Ferroviario")
ABAIXO: Estação do Cariré em 1984. O trem
de passageiros ainda passava por aí. Se a estação
estava aberta ou se era já apenas uma parada simples, não
sei (Foto IBGE).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Ney Robinson Rios Frota; Paulo Regis;
Daniel Gentili; Vicente Rodrigues; Ortencia Ribeiro; Acervo
"Vigor Ferroviario"; IBGE; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
30.10.2020
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