A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Umarituba
Croatá
Curu
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
Rede de Viação Cearense (1932-1975)
RFFSA (1975-1997)
CROATÁ
Município de São Gonçalo do Amarante, CE
Linha Norte - km 73,008 (1960)   CE-4352
Altitude: 65 m   Inauguração: 30.12.1932
Uso atual: abandonada (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Croatá foi inaugurada em 1932.

Com a extensão posterior da linha para Crateús e depois para o Piauí, a estação passou a fazer parte da linha Sul da Rede de Viação Cearense.

A estação ainda estava de pé em 2022, abnandonada e ameaçando ruína.

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1920 a 1988. Na foto, trem do ramal em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Revista Illustração Brasileira, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Croatá em 2011. Foto Paulo Regis

A estação ameaçando ruína em 2022. Foto Marconi Paulo
 
     
     
Atualização: 12.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.