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Rede de Viação
Cearense (1940-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ITAPIPOCA
Município de Itapipoca, CE |
Linha Norte - km 138,680 (1960) |
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CE-3155 |
Altitude: 98 m |
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Inauguração: 04.07.1940 |
Uso atual: desconhecido (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: A cidade de Itapipoca
surgiu na primeira metade do século XIX.
Em 1862, já
se tornava município com o nome de Imperatriz; o nome
Itapipoca retornou em 1889. A ferrovia, no entanto, chegou ali
tardiamente, tendo partido de Fortaleza em 1917, lentamente avançando
seus trilhos até que em 1940 atingiu a velha cidade.
A estação ferroviária foi finalmente aberta
com a chegada dos trilhos em 1940: "A inauguração da estação
de Itapipoca representa um passo avançado para a necessária ligação
das duas vias férreas do Ceará, a de Baturité com a de Sobral"
(Jornal O Povo, na época da inauguração da
estação, em 1940).
A cidade de Itapipoca ganhou luz elétrica em março
de 1966.
A estação permanecia de pé em 2014 e,
pela foto (ver caixa abaixo de 2014), bem cuidada externamente. Não obtive informações mais recentes.
ACIMA: A estação de Itapipoca, vista de longe, estava nos limites da zona urbana da cidade em 2014 (Foto do site da prefeitura da cidade).
ACIMA: Ponte da ferrovia próxima à cidade de Itapipoca em 2020 (Foto Geraldo Langovsky).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1920 a 1988. Na foto, trem do ramal em Amanaiara (1956).
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Paulo Regis; Folha de S. Paulo, 4/3/1966;
José Hamilton Pereira e Francisco de Assis Silva de Lima: Estradas
de Ferro no Ceará, 2009; O Povo, 1940;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
XVI, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Itapipoca já com o símbolo
da RFFSA, anos 1970. Foto do livro Ferrovias no Ceará,
2009 |
A estação em 2009. Autor desconhecido |
Estação de Itapipoca em 2011. Foto Paulo Regis
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Atualização:
15.12.2022
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