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1900-1933:
Ferraz Salles
Dourado
Trabiju
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1910-1966:
Santa Clara
Dourado
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ramal de Dourado-1935
IHGESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. do Dourado
(1900-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966) |
DOURADO
Município de Dourado, SP |
Ramal de Dourado - km 19,515 (1929)
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SP-0101 |
Altitude: 696 m |
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Inauguração: 01.12.1900 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1910, a linha-tronco da E. F. Dourado sofreu uma modificação no trecho
entre Ribeirão Bonito e Dourado. Foi construída uma linha nova entre
Ribeirão Bonito e Trabiju, agora com bitola métrica, pois a linha
de bitola de 60 cm entre Ribeirão e Dourado era por demais acidentada.
Para se alcançar Dourado, foi mantida a linha já existente
partindo de Trabiju, renomeada agora como ramal de Dourado. Somente
em 1924 a linha foi ampliada para bitola métrica. Em 1949,
toda a Douradense foi comprada pela Cia. Paulista. O curto ramal foi
desativado em 1/12/1966, exatamente no 66º aniversário da estação
de Dourado. Os trilhos foram retirados em seguida. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada
com festas no final de 1900, a estação de Dourado,
inicialmente, foi o ponto final do primitivo trecho de linha, ainda
de bitola de 0,60 m.
O jornal O Estado de S. Paulo publicava, em 2/12/1900: "Grande
foi a multidão que aguardava a chegada do trem innaugural.
No trem vieram muitas familias, pessoal do foro de Ribeirão
Bonito, inclusive o juiz de direito. Do Correio Paulistano e do Commercio
de S. Paulo estiveram Vieira e o Diario Popular pelo sr. Arthur Mendes.
A villa apresenta aspecto deslumbrante."
Com a modificação para a bitola métrica, em 1910,
eliminou-se da linha principal o trecho entre Ribeirão Bonito
e Dourado, por ser muito acidentado, e construiu-se uma linha
que seguia diretamente para Trabiju. O trecho velho, de bitola
estreita, continuou operando, mas o caminho principal, agora, era
outro, deixando a cidade de Dourado fora da rota principal.
As oficinas da Douradense foram em 1910 transferidas para Trabiju.
Dourado continuou ligado a Trabiju em bitola estreita até
15/11/1924, quando essa linha teve a bitola alargada para métrica,
e ligada a Ribeirão Bonito pela bitola estreita, até
o final e supressão dessa linha, em outubro de 1933.
A partir de 1924, para se atingir Dourado, podia-se ir pela
métrica desde Trabiju ou direto de Ribeirão
Bonito por bitola estreita. (ver caixas abaixo)
A partir de 1933, com a eliminação da velha linha original
de 1900, Dourado passou a ser apenas a estação
terminal de um curto e deficitário ramal. (ver caixas abaixo)
Em 1949, com a compra da velha Douradense, a estação
passou a ser da Cia. Paulista.
A estação foi finalmente desativada em
dezembro de 1966, com a supressão do ramal, não sem
alguma resistência, e foi demolida em 1975, para a construção
de um loteamento. "Meus
pais, filhos de imigrantes italianos e nascidos no interior, sempre
me contaram histórias dos trens de suas regiões. O meu pai, de
Dourado, falava com saudades da pitoresca estrada de ferro que levou
o nome da cidade. (...) Quanto a Dourado,
conheci a pequena, mas bonita estação no início da década de setenta.
Quando adolescente, participei até de um baile, que era dado em um
dos galpões abandonados, anexo à estação! Em algumas ocasiões, íamos
até lá de trem, pela Paulista, como meu pai insistia em chamar. A
composição, que não chegava mais até a cidade, saía da Luz, nos
deixava em São Carlos e, de lá, pegávamos o ônibus da Jahuense até
nosso destino. (...) Regressei também a Dourado. Mesmo decorridos
mais de trinta anos em relação à última visita, o cheiro da cidade
é o mesmo. Acho que é devido à lenha, que ainda queima naqueles fogões
revestidos de vermelhão. A praça da igreja, o belo edifício
do Grupo Escolar, hoje Escola Estadual, construído em 1908 e até a
minúscula padaria ainda estão lá. Só não consegui achar a estação
de trem. Depois verifiquei que ela havia sido demolida! É difícil
conceber como permitiram que o mais significativo símbolo da estrada
de ferro que levou o nome da cidade, como já dissemos, desaparecesse!
Valorizar essas velhas construções não se trata simplesmente de saudosismo.
Entre
outras coisas, é uma forma de as próprias pessoas se situarem
na história. Quando a Prefeitura e outros poderes aceitam a demolição
de obras tão significativas, muitos outros valores além do saudosismo
deixam de ser levados em conta, não é mesmo?" (Edmilson
Cinquini, 02/2008).
Em 2008, perto dali, em uma praça em frente à Prefeitura,ainda
existia um banco de granito com os dizeres: "Cortesia da Companhia
Estrada de Ferro do Dourado". Era o que restava, além
do armazém que ficava ao lado da estação, este
então ainda de pé e descaracterizado.
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1900
AO LADO: Plantas da estações de Dourado e de Ferraz Salles, aqui chamada de Coronel Salles (O
Estado de S. Paulo, 13/10/1900). |
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1900
AO LADO: A ferrovia está chegando a Dourado (O
Estado de S. Paulo, 13/10/1900). |
AO LADO: Em 1920, acidente com morte na Fazenda Santo Antonio em Dourado: locomotiva x automóvel (O
Estado de S. Paulo, 5/7/1920).
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1923
AO LADO: Finalmente a bitola métrica chegaria a
Dourado. Notar o erro no artigo: onde se lê "Rio
Bonito" leia-se "Ribeirão Bonito" (O
Estado de S. Paulo, 8/6/1923).
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ACIMA: 1934 - Sobre o fechamento da linha Dourado-Ribeirão Bonito - CLIQUE SOBRE A REPORTAGEM PARA VÊ-LA INTEIRA - (Correio de S. Paulo, 25/1/1934).
ACIMA: 1934 - Outra vez sobre o fechamento da linha Dourado-Ribeirão Bonito - CLIQUE SOBRE A REPORTAGEM PARA VÊ-LA INTEIRA - (Correio de S. Paulo, 17/2/1934).
ACIMA: Situação do ramal de Dourado
(Trabiju-Dourado) na época pouco após a compra da Dourado
pela Cia. Paulista (Eneas Camargo, Folha da Manhã, 10/9/1948).
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1962
AO LADO: Falso alarme - o trem não foi suprimido
nessa data. Porém, cinco anos depois o fato tornou-se
realidade (O Estado de S. Paulo, 12/2/1962).
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ACIMA: Ponte ferroviária que pertenceu
ao ramal de Dourado, situado a 4 km de Dourado (Foto Celso Poli em
2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alberto del Bianco; Celso Poli Jr.; A. C. Belviso; Deo; Edmilson Cinquini;
O Estado de S. Paulo, 1962; E. F. Dourado: relatórios anuais,
1903-48; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1949-69; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Dourado em 1905. Foto cedida por
Alberto del Bianco, Deo e A. C. Belviso |
A estação, possivelmente nos anos 1910. Foto de
revista não identificada. |
Estação de Dourado, sem data. Aqui o prédio
já tinha os frontôes modificados e um anexo do
lado direito. Foto cedida por Alberto del Bianco |
Na plataforma da estação de Dourado, em foto sem
data, a locomotiva da E. F. Dourado. Foto Alberto el Bianco
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Estação de Dourado, também sem data. Foto
do acervo de Celso Poli, cedida por Alberto Del Bianco |
A estação, sem data. Foto do acervo de Celso Poli,
cedida por Alberto Del Bianco |
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Atualização:
01.11.2021
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