|
|
...
Ribeirão Bonito
Ferraz Salles
Dourado
...
Tronco original CEFD-1933
IHGESP - 1928
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
C. E. F. Dourado
(1900-1933) |
FERRAZ SALLES
Município de Ribeirão Bonito,
SP |
Tronco CEFD - km 9,854 (1929) |
|
SP-0832 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.12.1900 |
Uso atual: demolida (1921) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1900 |
|
HISTORICO DA LINHA: A linha original
da E. F. Dourado foi inaugurada em 1900, a partir da estação de Ribeirão
Bonito, na ponta do ramal do mesmo nome, da Cia. Paulista. Com bitola
de 60 cm, em 1909 já atingia Ibitinga. Porém, em 1910, o trecho entre
Ribeirão Bonito e Dourado foi substituído por uma linha de bitola
métrica que seguia diretamente da primeira cidade para Trabiju, e
dali para Ibitinga, deixando Dourado como ponta de um novo ramal que
partia de Trabiju. A linha de bitola estreita foi mantida até 1933
como linha alternativa, sendo então suprimida. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ferraz Salles foi inaugurada em outubro de 1900, como ponta
da linha de bitola de 60 cm original da Douradense. Apenas dois meses
depois, a linha foi prolongada até Dourado, onde ficou
por algum tempo, Mais tarde, essa linha foi prolongada até
Ibitinga.
Em Ferraz Salles havia uma escola, que atendia às 90
famílias de colonos da fazenda Águas Virtuosas,
em 1913 propriedade de Dino Bueno.
Em 1910, essa linha sofreu uma modificação,
no trecho entre Ribeirão Bonito e Dourado. Foi
construída uma linha nova, desta vez entre Ribeirão
Bonito e Trabiju, com bitola métrica, pois a linha
de bitola de 60 cm entre Ribeirão e Dourado era
por demais acidentada.
A linha que passava por Ferraz Salles
continuou ativa, como uma linha alternativa, até o final de
1933, quando foi finalmente desativada, ainda com bitola estreita. Na época, reclamava-se que a linha foi fechada porque os cafeicultores da região de Ferraz Salles carregavam suas cargas em Dourado devido a propinas ao chefe da estação (veja caixas abaixo).
Hoje, no local da estação
não existe mais nada, tendo a estação sido demolida
há muitos anos.
|
1900
AO LADO: Plantas da estações de Dourado e de Ferraz Salles, aqui chamada de Coronel Salles (O
Estado de S. Paulo, 27/02/1900). |
|
1900
AO LADO: A estação de Ferraz Salles, aqui ainda chamada de Coronel Salles, "wm adiantada comstrução" (O
Estado de S. Paulo, 28/03/1900). |
ACIMA: Sobre o fechamento da linha Dourado-Ribeirão Bonito e da própria estação - CLIQUE SOBRE A REPORTAGEM PARA VÊ-LA INTEIRA - (Correio de S. Paulo, 25/1/1934).
ACIMA: Outra vez sobre o fechamento da linha Dourado-Ribeirão Bonito e da própria estação - CLIQUE SOBRE A REPORTAGEM PARA VÊ-LA INTEIRA - (Correio de S. Paulo, 17/2/1934).
(Fontes: E. F. Dourado: relatórios anuais, 1900-49;
Impressões do Brasil no Século XX, 1913; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.11.2021
|
|