|
|
...
Cabrália
Duartina
Esmeralda
...
Tronco oeste CP-1970
IBGE-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1925-1971)
FEPASA (1971-1976) |
DUARTINA
Municípios de Piratininga (1925-1926)
Duartina (1926-), SP |
Ramal de Agudos - km
Linha-tronco oeste - km 392,954 |
|
SP-0114 |
Altitude: 509 m |
|
Inauguração: 07.09.1925 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1929 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: O nome
original da localidade era Santa Luzia do Serrote e o nome
de Duartina foi dado em 1925 para seguir a seqüência alfabética
(após C de Cabrália) da Cia. Paulista, como homenagem
a Duarte da Costa, segundo Governador Geral do Brasil e não,
como outras fontes dizem, ao padre Carlos Duarte da Costa,
bispo de Botucatu.
A estação foi inaugurada em 1925, ainda no ramal
de Agudos.
A partir de 1941, passou a fazer parte do tronco oeste.
Seguiu em atividade até 01/05/1976, com a substituição do trecho Bauru-Garça
pela variante atual, mais curta e que corre mais ao norte.
Nos anos 1990, foi demolida pela Prefeitura, depois de ter servido
como estação rodoviária, e, no seu lugar, construído uma rotatória,
"porque interrompia a passagem da rua para a nova estação rodoviária".
O armazém continua de pé, transformado em fábrica de móveis.
ACIMA: A inauguração da estação
de Duartina alterou os horários da Paulista. Durante um curto
tempo, a estação seria a terminal da linha. CLIQUE
SOBRE A NOTICIA PARA VÊ-LA MAIOR (Correio Paulistano, 4/9/1925).
|
1925
AO LADO: Anúncio da inauguração da
estação de Duartina, oito dias antes (O Estado
de S. Paulo, 6/9/1925)
|
|
1925
AO LADO: Autorização de abertura do tráfego
no prolongamento da linha até a estação
de Duartina (O Estado de S. Paulo, 6/9/1925)
|
|
1925
AO LADO: Autorização de abertura
do tráfego no prolongamento da linha até a estação
de Duartina (O Estado de S. Paulo, 6/9/1925)
|
|
1931
AO LADO: A Paulista instala uma rádio na estação (O Estado de S. Paulo, 18/11/1931) |
ACIMA: Estação e armazém de Duartina, por volta de 1970 (Antonio Claus Moraco).
ACIMA: Antigo armazém de Duartina, que funcionou
até 1976 com sua função originalem 21/7/2017.
A linha passava pela rua e, nesse sentido, seguia para a estação
seguinte, Esmeralda (Foto Silvio Rizzo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo;
Ricardo Frontera; Correio Paulistano, 1925; O Diario de S. Paulo,
1925 e 11/12/1942; O Avaiense, 01/2008; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1872-1969; O Estado de São Paulo, 1976; IBGE, 1970; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Duartina nos anos 1930. Foto cedida
por Ricardo Frontera |
Placa da estação, anos 1930. Acervo do Museu Histórico
Municipal de Duartina, cedida por Ricardo Frontera |
A estação nos anos 1930. Acervo do Museu Histórico
Municipal de Duartina, cedida por Ricardo Frontera |
A estação de Duartina nos anos 1940. Acervo do
Museu Histórico Municipal de Duartina, cedida por Ricardo Frontera |
Festa em Duartina, 1947. Foto cedida por Ricardo Frontera |
Festa em Duartina, 1947. Foto cedida por Ricardo Frontera |
A estação de Duartina nos anos 1940. Foto cedida
por Ricardo Frontera |
Estação de Duartina, anos 1950. Foto dos arquivos
do Museu da Companhia Paulista, em Jundiaí |
Em 10/10/1999, só sobrava o armazém. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
|
|
|
|
Atualização:
17.07.2018
|
|