A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Itaquaciara
Embu-Guaçu
Mário Souto
...

Mairinque-Santos - 1937
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
E. F. Sorocabana (1934-1971)
Fepasa (1971-1998)
EMBU-GUAÇU (M'BOY-GUASSU) (antiga Cipó)
Município de Embu-Guaçu, SP
Mairinque-Santos - km 64,000 (1934)   SP-0131
Altitude: 742 m   Inauguração: 05.04.1934
Uso atual: moradia (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: aprox.1934-36
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Embu-Guaçu foi inaugurada já cons-truída em alvenaria, em 1934, ainda com o nome de M'Boy-Guassu, que foi "aportuguesado" mais tarde. A nota de abertura no relatório da ferrovia correspondente ao ano de 1934 cita-a como sendo uma estação, mas, na mesma casa, na designação do "novo regime de funcionamento dos postos telegráficos" (*), classifica-a como "posto telegráfico de categoria A" (*).

Na sua construção e mesmo aalgum tempo dpois de sua inauguração também foi conhecida como Cipó.

Há conflitos em informações da própria Sorocabana no que tange às datas de inauguração

Este prédio passou por uma ampla reforma em 1948. Em 1998, a vila ferroviária permanecia ao longo da linha com várias casas, algumas abandonadas, e o prédio da estação estava bastante descaracterizado. Dentro, ainda havia equipamento de telefonia antigo, e o chefe da estação ainda coordenava a manobra de trens nos desvios, que estavam sempre lotados de locomotivas e comboios de carga. A cobertura que se vê na plataforma não tinha mais função, pois o tráfego de passageiros terminara em outubro de 1997, quando ele partia exatamente desta estação e seguia para Santos.

Em 2010, o pátio já estava aumentado para abrigar comboios mais longos: na verdade, duas linhas saem do pátio no sentido Santos e se prolongavam por pelo menos 2 km ao longo da estrada de rodagem que acompanha a linha no sentido de Engenheiro Marsilac.

Em 2016, o prédio já servia como moradia particular.

1934
AO LADO:
Aviso de abertura da estação de Embu-Guaçu e de mais outras duas na nova linha (O Estado de S. Paulo, 18/5/1934).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Montagem de casa de madeira para o pessoal da Residencia; Montagem de uma casa de madeira para o escritorio da Residencia; Construção de barracão de zinco para guardar os materiais da Residencia; de rancho para os trabalhadores; de casa para o encarregado da turma; de bueiro no patio; Abastecimento de água nas casas dos empregados


ACIMA: Conflito de datas de inauguração das estações de Marsilac, Embu-Guaçu e Cipó informado pela EFS - ver também no caixa seguintes, de 1934 e 1935. Notar a presença de dois nomes: M´Bou-Guaçu e Cipó. Acredita-se que este último nome tenha sido dada a alguma estação próxima à de M´Boy-Guaçu por algum tempo. O nome Dúvida referia-se ao antigo nome da estação de Evangelista de Souza (EFS: Relatório anual, 1934, p. 405).

ACIMA: Na inauguração da estação em 1935, novos horarios entre ela e São Paulo (O Estado de S. Paulo, 23/3/1935).
ACIMA: "Um grupo de participantes da excursão organizada dia 14/05/1939 pela Contadoria, na estação de M' Boy Guassú". A foto e sua legenda são de 14/5/1939 (Revista Nossa Estrada Janeiro de 1939 nº7 - Acervo Thomas Corrêa).

ACIMA: Entrada do pátio de Embu-Guaçu, visto sentido Marsilac em 18/8/2010 (Foto Ralph M. Giesbrecht).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Thiago Cerucci; Kelso Medici; Thomas Corrêa; Marcio Maciel Pena; Joseval Ribeiro; Revista Nossa Estrada, 1939; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação ainda em atividade. Autor e data desconhecidos.

A estação, em 22/10/1994. Foto Kelso Medici

A estação, ao fundo da plataforma, em 09/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 06/2006. Foto Joseval Ribeiro

A estação em 12/10/2010. Foto Thiago Cerucci

A estação em maio de 1016. Foto Marcio Maciel Pena
     
Atualização: 24.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.