A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Vila Mariana
Encontro
Volta Redonda
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro (1886-1900)
Light and Power (1900-1914?)
ENCONTRO
Município de São Paulo, SP
Tronco - km 8,1 (1890)   SP-3889
Altitude: -   Inauguração: 13.01.1886
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1886?
 
 
HISTORICO DA LINHA:
 
A ESTAÇÃO: A estação do Encontro foi inaugurada em 1886. Segundo Pedro Masarolo (1971), nessa estação havia um chefe

que manobrava o tráfego das composições que vinham de Santo Amaro e também dava linha para os trens procedentes da cidade, com um telefone ligado às estações de Vila Mariana e de Volta Redonda. Possuía caixa de água e depósito de lenha e estava localizada no local do atual cruzamento da avenida Jabaquara




À ESQUERDA: No final de 1911, era péssimo o estado da estação, que ainda funcionava (O Estado de S. Paulo, 25/12/2011).
com a avenida dos Bandeirantes, próximo à atual Praça Moyses Kuhlmann. A estação tinha 2,24 m de frente por 2,50 m de fundo e uma plataforma de 7,30 m de comprimento. Era edificada em tijolos e coberta com telhas de zinco, ocupando uma área de 90m², incluindo o terreno cercado com mourões torneados em peroba e arame farpado. Foi provavelmente desativada em 1914, quando a Light inaugurou a linha de bondes que na prática era uma retificação da linha antiga e que passava, a partir do atual

ACIMA: A estação do Encontro, em um mapa mais antigo de divisão de terras (Acervo Wanderley Duck). ABAIXO: A estação do Encontro, segundo coloca Wanderley Duck na fotografia do ano 2000, acima, teria sido edificada no retângulo mostrado acima, one hoje a avenida dos Bandeirantes cruza com a avenida Engenheiro Arruda Pereira, no final da avenida Jabaquara. A Bandeirantes passa por baixo da outra avenida. Note-se que a linha do tramway, no sentido de Santo Amaro, passava dentro de terras que hoje pertencem à pista do Aeroporto de Congonhas, no centro da foto (Acervo Wanderlay Duck).

Instituto Biológico (na esquina das avenidas Conselheiro Rodrigues Alves com a atual Ibirapuera, na Vila Mariana) muito longe do traçado original, tendo sido então eletrificada e com bondes. Deve ter sido demolida logo após, sem função, mas isto é apenas uma hipótese ainda sem comprovação.
(Fontes: Wanderley Duck; Acervo Light; Pedro Domingos Masarolo: O Bairro da Vila Mariana, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria de Educação e Cultura, Departamento de Cultura, 1971)
     


A estação do Encontro. Acervo Light

 
     
Atualização: 09.02.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.