|
|
...
Rondinha
Engenheiro Bacellar
Jaó
...
ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
BACELLAR
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Itararé - km 316,986 (1931) |
|
SP-0248 |
Altitude: 695 m |
|
Inauguração: 01.01.1909 |
Uso atual: abandonada (2004) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
|
A ESTAÇÃO: A estação foi
inaugurada em 1909, como ponta de linha (por somente dois meses) -
e com o nome de Lagoa Grande. Logo em seguida tomou o nome
de um dos engenheiros que projetaram a linha, Huet Bacellar,
nomeando-se Engenheiro
Bacelar.
Hoje está situada a cerca de
um quilômetro da estrada Capão-Bonito-Itapeva, por uma estrada
quase toda asfaltada.
Em 1978, o trem de passageiros para Itararé
deixou de circular.
Em 1986, a estação ainda ficava aberta para troca
de "staff", mas somente em períodos de grande carregamento.
Na época, recomendou-se fazer as reformas necessárias para mantê-la
aberta. Apesar disso, nada foi feito.
Hoje, a estação está abandonada,
cercada de mato alto, isolada da civilização. Vidros quebrados, depredação,
parte da cumeeira destruída. Portas e janelas não mais existem,
apenas uma ou outra esquadria de madeira; a sujeira predomina. Junto
à estação, e exatamente por causa dela, existe um armazém da CIBRAZEM,
que também está abandonado há anos. Também uma pequena vila, do outro
lado da linha, ainda sobrevive.
O trem de passageiros Sorocaba-Apiaí,
ativado em 1994 e desativado em março de 2001, não parava nela e o abandono seguia. Em 2004, a situação era de depredação.
ACIMA: Trem misto de Bury a Lagoa Grande na inauguração da estação de Lagoa Grande em 1909 (Engenheiro Bacellar) (O Estado de S. Paulo, 2/1/1909).
ACIMA: O cargueiro da ALL passa em frente à
antiga estação de Engenheiro Bacellar em 3/2/2011. Como
se diz, sobrou aoenas o "casco" do prédio (Foto André
Luiz de Lima).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hugo
Caramuru; André Luiz de Lima; Adriano Martins; Christian Steagal-Condé;
FEPASA: Relatório de Informações Fixas, 1986;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1909. Foto de livro da Sorocabana
da época |
A estação, ativa, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |
Já meio largada, mas ainda inteira, em junho de 1990.
Foto Hugo Caramuru |
A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em estado muito pior, em 13/07/2003.
Foto Adriano Martins |
Interior da estação, em 13/07/2003. Foto Adriano
Martins |
Em maio de 2004 ela está pior ainda. Foto Christian Steagal-Condé |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.05.2022
|
|