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VXY Mogiana em MG
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Engenheiro Bacellar
Jaó
Itapeva
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway (1909-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
JAÓ (antiga GUAÍRA)
Município de Itapeva, SP
Ramal de Itararé - km 326,721 (1931)   SP-2152
    Inauguração: 01.03.1909
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Chamada, durante o projeto da linha, de Cunhas, foi inaugurada em 1909 como Guaíra, mudando finalmente o nome para Jaó em 1930. Originalmente era um prédio de madeira, diferente do atual, de alvenaria. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*). Não muito longe da estação, existe uma comunidade de negros que ainda falam um dialeto nativo africano. A casa da estação, em 1998, servia de moradia a um casal de velhinhos que pagavam um aluguel de 42 reais mensais à

ACIMA: A estação em 19/6/2011 (Foto André Luís de Lima).
Fepasa. Não tinham carro, e, quando querem ir à cidade, pegavam carona ou iam à pé. A estação dista sete quilômetros da rodovia Itapeva-Itararé, por um caminho de terra, e a casa está praticamente isolada naquele ponto. Aliás, não parece mais uma estação, pois as portas e janelas foram substituídas, descaracterizando o prédio. Há um anexo de madeira à casa que ainda é do tempo da estação ativa. A plataforma está afastada dos trilhos, pois os desvios foram eliminados. Existe ainda a base de tijolo de uma caixa d'água próxima à estação, mas já sem a caixa, provavelmente de ferro anteriormente. Em 2011 uma família continua residindo lá. Será a mesma que encontri em 1998?

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Renato de Paula; André Luís de Lima; Decio Marques; Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de Bacellar: Relatório da Comissão dos Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana - 31/01/1912, Weiszflog Irmãos, 1912; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A primitiva estação de Guaíra em 1909. Foto de álbum da Sorocabana da época

Estação de Jaó em 13/05/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

Estação de Jaó em 13/05/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

Estação de Jaó em 13/05/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

Estação de Jaó em 2003. Foto Decio Marques

A estação em 2011. Foto Renato de Paula
     
Atualização: 18.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.