|
|
...
Engenheiro Balduíno
Tanabi
Ecatu
...
Tronco EFA-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Araraquara
(1959-1971)
FEPASA (1971-1998) |
TANABI
Município de Tanabi, SP |
Linha-tronco - km 252,640 (1986) |
|
SP-2632 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.07.1959 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2009) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1959 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Tanabi foi aberta muito depois (15 anos), em 1959, de a
linha passar pelo município, e ficava a 7 km da cidade. Apesar
de já estar aberta, não constava da relação
de estações no Guia Geral de 1960. (Ver caixa mais abaixo).
Antes, a estação de referência para embarque e
desembarque da cidade era a de Engenheiro Balduíno,
que ficava a 9 km.
Em 1970, foi transformada em parada, devido ao baixo
movimento.
Em 1986, a estação estava abandonada e a Fepasa recomendava
sua demolição.
E ela ainda estava de pé em 2009,
em ruínas, no meio de um matagal. Laiana Neri contava,
em 2011, que "a área urbana
de Tanabi é muito pequena, menor que a maioria dos bairros
em São Paulo. Fica no vale do Sapé onde ainda passam trens de carga
próxima a antiga fábrica de doces que foi desativada também.
A rua central do comércio tem como nome Coronel
Militão, dizem os mais velhos que se trata do nome de um rico fazendeiro
que residiu na cidade, e também que ele proibiu que os trilhos cortassem
sua fazenda, o que impediu um crescimento significativo na época e
que é visível em cidades próximas como São José do Rio Preto, Mirassol,
Votuporanga entre outras".
|
1939
AO LADO: Em 1939, a inauguração
da estação, com o nome de Tanazivel (mistura
de Monte Aprazivel com Tanabi) era data como certa, na entrega
do trecho da linha. Porém, só viria a acontecer
vinte anos mais tarde, em 1959 (O Estado de S. Paulo, 24/3/1939).
|
|
1941
AO LADO: Frustação: Tanabi não terá estação nem estrada para ligar a outra estação (O Estado de S. Paulo, 5/8/1941). |
|
1942
AO LADO: Depois de negada, a estrada sw 7 km para uma estação estava sendo construída distancia do centro de Tanabi à estação de Engenheiro Balduino (O Estado de S. Paulo, 24/3/1942). |
|
1958
AO LADO: Discussão seis meses
antes da entrega da estação para o acesso ao
longínquo local (Folha da Manhã, 12/12/1958).
|
ACIMA: Distância da estação
de Tanabi à cidade (Google Maps, 11/2009, diagramação
Adriano Martins).
(Fontes:
Laiana Neri; Adriano Martins; William Soares; Rafael Corrêa;
Folha da Manhã, 1958; O Estado de S. Paulo, 5/7/1959; EFA:
Relatórios anuais, 1940-70; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Fepasa: Relatório de Instalações
Fixas, , 1986; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Tanabi. Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986 |
Estação de Tanabi. Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986 |
A estação em 01/2005. Foto William Soares |
A estação - ou o que resta dela - em 2009. Foto
Rafael Corrêa |
A estação - ou o que resta dela - em 2009. Foto
Rafael Corrêa |
|
|
|
|
|
Atualização:
19.04.2023
|
|