A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Ribeiro do Valle
Engenheiro Gomide
Venerando
...

ramal de Mococa - 1935

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1889-1966)
ENGENHEIRO GOMIDE
Município de São José do Rio Pardo, SP
Ramal de Mococa - km 42,786   SP-0309
Altitude: -   Inauguração: 02.08.1889
Uso atual: depósito (1999)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal teve origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa, prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11 km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até essa cidade. Em 1961, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até 1977, quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: "Foi inaugurada a 2 de Agosto (de 1889) a estação "Engenheiro Gomide", 9 kilometros além da de S. José do Rio Pardo, e esta já está prestando bons serviços a lavoura da zona em que está situada e adjacente (ver caixas abaixo de 1889). Dando o nome do 1° Engenheiro (Candido Gonçalves Gomide) áquella estação, quis a Directoria testemunhar d'este modo a grande consideração em que tem os serviços pelo mesmo prestado á esta Companhia. Deste ponto á cidade de Mococa estão muito adiantados os trabalhos de terraplanagem devendo-se de poucos dias dar começo ao assentamento de trilhos" (relatório da Mogiana, 13/10/1889).

Esta estação foi a segunda do ramal a ser fechada, isto em 1957 (*RM-1957).

Serviu de parada até a desativação do ramal de Mococa, em 1966.

Estava em 1999 localizada na Fazenda Pinheiro, ao lado de uma estrada de terra que ligava a antiga estrada de São José e Mococa com a Fazenda Tubaca. O dístico não ostentava mais o nome da estação, mas sim o nome José Pinheiro. A pessoa deve ser relacionada com seu proprietário atual, cujo nome é Rubens Lobato Pinheiro.

1889
AO LADO
:O anuncio foi em 31 de julho, mas a inauguração deu-se mesmo em 2 de agosto (A Provincia de S. Paulo, 31/7/1889).
1889
AO LADO
: Horario do futuro ramal de Mococa após 2 de agosto, incluindo Engenheiro Gomide. Notar apenas três estações, além de Casa Branca, na tabela (A Provincia de S. Paulo, 31/7/1889).
1892
AO LADO
: Acidente na estação de Engenheiro Gomide (O Estado de S. Paulo, 6/2/1892).
1899
AO LADO: A população de São José do Rio Pardo pede que os trens de passageiros passem a cruzar na estação, ao invés de em Engenheiro Gomide, como vem sendo feito (O Estado de S. Paulo, 14/2/1899).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1889 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está deixando a estação de Mococa em 1966. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999; Eduardo Dias Roxo Nobre; Rodolpho José Del Guerra: Riquezas do Baú Provinciano; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Cia. Mogiana: Relatórios oficiais, 1880-1969; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Engenheiro Gomide, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

A estação, c. 1910, em foto do livro Riquezas do Baú Provinciano, de Rodolpho José Del Guerra

A estação, em 30/12/1999, com o dístico mostrando "Fazenda Pinheiro". Foto Ralph M. Giesbreht

A estação, em 30/12/1999, com o dístico mostrando "Fazenda Pinheiro". Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre
 
     
Atualização: 08.05.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.