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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1890-1971)
FEPASA (1971-1992) |
RIBEIRO
DO VALLE
Município de São José
do Rio Pardo, SP |
Ramal de Mococa - km 40,505 |
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SP-2261 |
Altitude: 688 m |
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Inauguração: 02.03.1890 |
Uso atual: moradia (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1907 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal teve
origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta
em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em
junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa,
prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11
km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação
de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até
essa cidade. Em 1961, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas
foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa
também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até 1977, quando
a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle interditaram
definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa Branca e S. J.
Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço de
tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ribeiro do Valle, aberta em 1890, foi ampliada em 1907.
Daqui saía o ramal de Mococa, até 1966, tendo depois sido incorporada ao ramal de Guaxupé.
Seu nome homenageava o Conde Ribeiro do Valle, que foi
Presidente da Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo,
fundada em 1884 para ligar Casa Branca a São José
do Rio Pardo, ramal posteriormente adquirido pela Mogiana
e que se tornou o ramal de Mococa.
Foi fechada e transformada em parada
em 1/8/68, depois de ter sido, dois anos antes, suprimido
o ramal de Mococa. Sem ser mais ponto de bifurcação,
teve trens de passageiros passando por ela até 1977, quando foram suprimidos. A estação
estava vazia e em mau estado em 1986, segundo o relatório
da Fepasa desse ano.
Os trilhos foram retirados por volta de 1992. Ribeiro do
Valle fica bem próximo do rio Pardo, depois que
a linha que vinha de São José do Rio Pardo o cruzava,
por uma ponte ainda hoje existente; apenas duas ou três casas
estão à sua volta, hoje, estando em terras da fazenda Tubaca,
e sendo alcançada, por carro, apenas quando se cruza a área
desta fazenda e se toma uma pequena estrada que segue pelo
antigo leito da linha, até se atingir a estaçãozinha.
O prédio estava
servindo como moradia em 1999, única vez em que estive no local, e em estado bastante razoável de conservação. E 2021 a situação er aparentemente a mesma.
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1906
À ESQUERDA: Problemas no tratamento
dos bilheteiros com os clientes na estação de
São José do Rio Pardo causam mais problemas
em Ribeiro do Valle - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM TODA (O Estado de S. Paulo, 16/4/1906).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1890 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais
detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 e em
1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999;
Eduardo Dias Roxo Nobre; João de Almeida Ribeiro do Valle; O Estado
de S. Paulo, 1906; Cia. Mogiana: Relatórios
anuais, 1880-1969; IBGE, 1959; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 30/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 30/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre |
A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre
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A estação em 2/1/2021. Foto Tabatinha Cassdilha |
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Atualização:
08.01.2021
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