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Angatuba
Engenheiro Hermilo
Ligiana
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Sorocabana Railway
(1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
HERMILLO
Município de Campina do Monte Alegre,
SP |
Ramal de Itararé - km 254,582 (1931) |
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SP-0306 |
Altitude: 579 m |
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Inauguração: 16.10.1907 |
Uso atual: conservada, talvez moradia (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1908 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação foi
inaugurada em 1907. Seu nome homenageia o engenheiro Hermillo
Alves, que chefiou o início dos trabalhos para o prolongamento
do ramal entre Itapetininga e Itararé, em junho de 1905,
falecendo pouco depois.
Era uma das estações que embarcava porcos, tendo sido construído,
em 1909, um embarcadouro próprio para esses animais.
Durante anos, a partir da década de 1930, de lá saía o ramal do
Aterradinho, que era um dos "ramais de lenha" - um dos
ramais que a Sorocabana foi obrigada a construir nessa época, para
obter lenha para as caldeiras, visto que a devastação das florestas
já seguia em ritmo acelerado.
"Nasci em 3 de novembro de 1947 aqui em Angatuba e quando
criança ia com meus pais no trem puxado ainda pela locomotiva a vapor,
desde a estação ferroviária de Angatuba até a Julio
Prestes em São Paulo. Meu avô Roldão Vieira de Morais (1889-1956)
que, dizem, foi o maior boiadeiro de Sorocaba a Itararé, embarcava
a boiada na estação de Engenheiro Hermillo, para ser levada até o
abate nos frigoríficos dos subúrbios de São Paulo. É
que esta estação tinha um recinto apropriado para isso - um curral
tipo mangueira - onde estacionavam os vagões-gaiola. Tenho algumas
(ainda que poucas) fotos do embarque" (Francisco Roldão de Morais
Turelli, 08/2005).
Em 1978, o trem de passageiros do ramal foi desativado. Desde dezembro
de 1997, quando o trem de passageiros Sorocaba-Apiaí começou
a operar, o trem somente parava se houvesse passageiros para descer
ou embarcar.
A a estação não é tão próxima da sede do município, que se chama Campina do Monte Alegre. A estação
estava fechada em 1998 e em excelente estado, pois havia sido reformada
pela Prefeitura, tendo somente a função de ser bonita e de servir
como plataforma. Isolada ao lado de uma ou outra casa, mas não muito
distante, a menos de 1 km, da cidade de Campina do Monte Alegre,
município recente. Havia uma pessoa designada pela prefeitura para
tomar conta do prédio. As fotos de 1998 foram tomadas com o trem parando
especialmente para que eu descesse e tirasse as fotografias.
Em fevereiro de 2001, o trem de passageiros parou de vez e o sonho
acabou. A estação foi abandonada de vez, e em janeiro de 2003
estava toda depredada. Portas escancaradas, paredes internas pichadas
com cacos de tijolos e carvão. Ao lado permaneciam a caixa d'água,
um poço de água e um pequeno altar com uma imagem de Nossa Senhora.
Em julho de 2023, parecia razoavelmente bem conservada externamente.
Talvez estivesse novamente servindo de moradia.
ACIMA: Durante a década de 1930 e
de 1940, Roldão Vieira de Morais (1889-1956) se fixou naquilo
que se diz hoje ter sido o "maior boiadeiro desde Sorocaba até
Itararé". Sua boiada era embarcada para os frigoríficos
de São Pauloem trens gaiola na estação ferroviária
de Engenheiro Hermillo, localizada no município de Angatuba
(texto e foto do acervo de F. Roldão Turelli, 2005).
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1938
AO LADO: O chefe do trem se acidenta seriamente na estação
(O Estado de S. Paulo, 27/10/1938).
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ACIMA: A cidade de Campina
do Monte Alegre à esquerda e o local onde se situa a estação de Engenheiro Hermillo à direita (Google Maps, 2018).
ACIMA: Detalhe do local onde se situa a estação de Engenheiro Hermillo (Google Maps, 2018).
ACIMA: Estação de Engenheiro Hermillo (Foto: Vitor Hugo Langaro, julho de 2023).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998; Carlos
R. Almeida; F. Roldão Turelli; Adriano
Martins, 2003; O Estado de S. Paulo, 1938; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1900-69; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em 16/4/1998. Foto Carlos R. Almeida
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A estação, com o trem ao lado (sentido Sorocaba),
em 13/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, com o trem ao lado (sentido Sorocaba),
em 13/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Engenheiro Hermilo, em 13/05/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação depredada, em 01/2003. Foto Adriano
Martins |
Placa da estação , em 01/2003. Foto Adriano Martins
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A estação depredada, em 01/2003. Foto Adriano
Martins |
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Atualização:
06.08.2023
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