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Engenheiro Hermillo
Ligiana
Aracaçu
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1922-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LIGIANA
Município de Campina do Monte Alegre,
SP |
Ramal de Itararé - km 264,215 (1931) |
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SP-2285 |
Altitude: 593 m |
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Inauguração: 06.03.1922 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1934 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ligiana foi aberta em 1922, tendo o seu prédio somente concluído
e entregue em 1934. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico
de categoria A (*). Foi infelizmente demolida nos anos 1980; a
única coisa que mostra hoje a sua localização seriam duas estruturas
metálicas que ainda teriam sobrado da cobertura da plataforma; não
foi possível tirar a fotografia. "Nasci em 3 de novembro de
1947 aqui em Angatuba e quando criança ia com meus pais no trem puxado
ainda pela locomotiva a vapor, desde a estação ferroviária
de Angatuba até a Julio Prestes em São Paulo. Meu avô
Roldão Vieira de Morais (1889-1956) que, dizem, foi o maior boiadeiro
de Sorocaba a Itararé, embarcava a boiada na estação de Engenheiro
Hermillo, para ser levada até o abate nos frigoríficos dos subúrbios
de São Paulo. É que esta estação tinha um recinto apropriado
para isso - um curral tipo mangueira - onde estacionavam os vagões-gaiola.
Tenho algumas (ainda que poucas) fotos do embarque. Já a estação
de Ligiana, próxima a Hermillo, inicialmente chamava-se "Barbado"
porém contam que os engenheiros e empregados mudaram o nome para "Ligiana"
devido a uma bondosa senhora chamada Lygia Morais Camargo (1904-1989)
casada com "Chico Pereira", ou Francisco Alcydes de Morais (1898-1962),
este, irmão de Roldão Vieira de Morais. Dona Lygia era muito bondosa,
nascida em Itapetininga, e depois morou na fazenda Boa Vista nas cercanias
do "Barbado" e atendia a todos com sua bem característica, meiguice,
tendo sido este o motivo da homenagem. A lembrança de Chico Pereira
ficou como legendário prefeito, em 1952, de Angatuba" (Francisco
Roldão de Morais Turelli, 08/2005).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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Fontes: Francisco Roldão de Morais Turelli; Relatório
de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
09.12.2013
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