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VXY Mogiana em MG
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Caçapava
Engenheiro Sá e Silva
Quiririm
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO SÁ E SILVA
Município de Caçapava, SP
Ramal de São Paulo - km 358,153   SP-0312
Altitude: 557 m   Inauguração: 18.08.1921
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Sá e Silva foi inaugurada em 1921 pela Central, e seu nome homenageava Juvenal de Sá e Silva,

ACIMA: Próxima à antiga estação de Engenheiro Sá e Silva, cabeceiras de pedra de um ponte que restou do antigo trecho da Central do Brasil no trecho desativado em 1953 (Foto Odair Lopes em 2/2011).

engenheiro da secção de construção em 1891. Apesar da retificação da linha em 1953 do trecho entre Caçapava e Taubaté, ela permaneceu
À ESQUERDA: Notícia de descarrilamento junto à estação (Folha da Manhã, 17/12/1948).
junto aos trilhos. Em 1971, estava lá, como prova a fotografia abaixo, tirada em época de reforma da linha. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, de 5/4/1977, a estação já estava fechada nessa data. Já foi infelizmente demolida.
(Fontes: José Henrique Bellorio; Odair Lopes; Folha da Manhã, 1948; O Estado de S. Paulo, 1977; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação da linha nova em 1971. Ela aparece pequena, no fundo, à direita da linha. Foto cedida por José H. Bellorio

Ruínas da antiga estação desativada na linha velha em 1953. Foto Odair Lopes em 6/2011
 
     
     
Atualização: 21.02.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.