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Caçapava
Engenheiro Sá e Silva
Quiririm
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do
Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
SÁ E SILVA
Município de Caçapava, SP |
Ramal de São Paulo - km
358,153 |
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SP-0312 |
Altitude: 557 m |
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Inauguração: 18.08.1921 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Sá e Silva foi inaugurada em 1921 pela
Central, e seu nome homenageava Juvenal de Sá e Silva, engenheiro
da secção de construção em 1891.
Apesar da retificação da linha em 1953 do trecho entre
Caçapava e Taubaté, ela permaneceu
junto aos trilhos.
Em 1971, estava lá, como prova a fotografia abaixo,
tirada em época de reforma da linha.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, de 5/4/1977, a estação
já estava fechada nessa data. Já foi infelizmente demolida.
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1923
À ESQUERDA: Modificação
dos horarios de paradas na estação (O Estado
de S. Paulo, 18/7/1923).
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1926
À ESQUERDA: Acidente na estação. Pode ser o mesmo citado logo abaixo(Correio Paulistano, 13/5/1926) . |
ACIMA: Acidente próximo à estação
de Sá e Silva (O Estado de S. Paulo, 19/5/1926).
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1940
À ESQUERDA: Descarrilamento poróximo à estação (O Estado
de S. Paulo, 14/3/1940). |
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1948
À ESQUERDA: Notícia
de descarrilamento junto à estação (Folha
da Manhã, 17/12/1948).
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ACIMA: Próxima à antiga estação
de Engenheiro Sá e Silva, cabeceiras de pedra de um ponte que
restou do antigo trecho da Central do Brasil no trecho desativado
em 1953 (Foto Odair Lopes em 2/2011).
(Fontes: José
Henrique Bellorio; Odair Lopes; Folha da Manhã, 1948; O Estado
de S. Paulo, 1923, 1926 e 1977; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação da linha nova em 1971. Ela aparece pequena,
no fundo, à direita da linha. Foto cedida por José
H. Bellorio |
Ruínas da antiga estação desativada na
linha velha em 1953. Foto Odair Lopes em 6/2011 |
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Atualização:
21.03.2020
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