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Sanatório
Alfredo Vasconcellos
Bias Fortes
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1896-1966)
ALFREDO VASCONCELLOS
Município de Alfredo Vasconcellos, MG
Linha do Centro - km 389,567 (1928)   MG-0372
Altitude: 1.043 m   Inauguração: 01.02.1896
Uso atual: Casa da Cultura (2013)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Alfredo Vasconcellos foi inaugurada em 1896. Alfredo de Barros Vasconcellos foi um engenheiro residente da ferrovia, morto em um acidente na Serra do Mar. O povoado que se tornou município quase cem anos mais tarde (1992), originou-se por causa da instalação da estação. Cerca de três quilômetros para a frente desta estação, existia, em 1928, uma cerâmica com um estribo particular, à esquerda da linha. Em 1950 é inaugurada a
variante entre as estações de Barbacena e Carandaí, via Simão Tamm, já que o traçado original via Ressaquinha era muito sinuoso e de rampas fortes. A estação foi desativada pois ficou fora da linha, e os trilhos foram retirados na segunda metade dos anos 1960. Em 1968 o trem já não passava por ali, depois de, inicialmente, ter sido dada aos passageiros as duas opções: pela linha velha e pela variante, como se podia fazer até 1966. O povoado tornou-se município em 1992, desmembrando-se do município de Ressaquinha. O antigo prédio hoje (2009) abriga a Casa da Cultura e está localizado próximo à sede da Prefeitura. Serve como local de reuniões dos artesãos e a cursos de artesanato e trabalhos manuais, além de ter ali instalada a biblioteca pública municipal.

ACIMA: Notícia sobre um desastre ocorrido em 1939 na estação de Alfredo Vasconcellos (Folha da Manhã, SP, 26/9/2009).

1940
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 14/2/1940).

ACIMA: Viaduto de pedras próximo à antiga estação de Alfredo Vasconcellos na linha original desativada por volta de 1970, com os trens todos passando a trafegar na variante do Carandaí. A construção deste viaduto deve datar do início dos anos 1880 (Foto Gutierrez L. Coelho em 2003).

 

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1896 a 1966. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Renato Bianchetti Azevedo; Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Pedro Paulo Rezende; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guias Levi, 1932-79)
     

A estação de Alfredo Vasconcellos, em 03/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação de Alfredo Vasconcellos, em 16/02/2002. Foto Pedro Paulo Rezende

A estação em 2013; Foto Jorge A. Ferreira
     
     
Atualização: 26.08.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.