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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Corinto
Aporá
Vaca Selada
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
APORÁ
Município de Corinto, MG
Linha do Centro - km 869,227 (1928)   MG-3515
Altitude: 543 m   Inauguração: 01.05.1917
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1917
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aporá foi inaugurada em 1917. Era de madeira, típica arquitetura de outras estsações da mesma época da Central do Brasil. Sem conservação após seu fechamento, seu desaparecimento era algo de se esperar. A estação já estava

ACIMA: A estação e vagões de combustível em seu pátio ainda existente. A foto é provavelmente dos anos 1960 (Autor desconhecido).
demolida em 2003. Restou a vila ferroviária e uma igreja de construção dos tempos áureos da ferrovia, estando esta vila praticamente abandonada.
(Fontes: Décio Marques; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A estação, provavelmente anos 1960. Autor desconhecido

Plataforma, tudo o que sobrou da estação de Aporá, em 12/2003. Foto Decio Marques
 
     
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.