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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Corumataí
Buenópolis
Joaquim Felício
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
BUENÓPOLIS
Município de Buenópolis, MG
Linha do Centro - km 929,276 (1928)   MG-3455
Altitude: 576 m   Inauguração: 04.09.1914
Uso atual: Estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Buenópolis, "cidade de Bueno, Coronel Júlio Bueno Brandão, ex-Presidente do Estado de Minas e atual senador federal", segundo Max Vasconcellos, foi inaugurada em 1914. Antes disso, o local se chamava Riachão.

Segundo Jonathan Sobral, a estação é enorme, e já houve um acidente em 1992, onde um caminhão desceu o morro direto e entrou no meio do prédio, sendo que 14 pessoas morreram. Hoje ela é uma estação operacional da FCA.

"Felizmente um conjunto da ex- EFCB ainda de
pé e conservado - pena que a FCA tenha recuperado o prédio da estação e lhe tirado as inscrições originais" (Gutierrez L. Coelho, outubro de 2008). "Meu pai é de Buenópolis e estávamos olhando as fotos e a história. Onde você faz a pergunta se é um chafariz, não era. Servia para lavar as mãos e beber água. O chafariz (que não existe mais) ficava ao lado da caixa d'agua. O local para os animais e cavaleiros beberem água na área de embarque e desembarque, chamado "rancho", onde fica a atual prefeitura. Após a estação, em direção a Curumataí, havia um ramal de trilho que dava no curral, onde ficavam os animais" (Eduardo Carneiro, 2014).

1924
AO LADO:
Crime na estação (O Estado de S. Paulo, 9/9/1924)

ACIMA e ABAIXO: A estação nos anos 1920 (Autor desconhecido).





ACIMA (alto): Escritório da via permanente (VP) da antiga Central do Brasil; (alto, esquerda) casas ferroviárias; (alto, direita), caixa d'água; (em baixo) bebedouro para cavalos. Ou apenas um chafariz? Apenas, na verdade, um local para lavar as mãos e beber água. É a velha Buenópolis (Fotos Gutierrez L. Coelho).
"dia 11 (de dezembro de 1923): partida de Belo Horizonte e chegada a Buenopolis”. Na época, (Buenopolis) era a última estação em cidade na linha do Centro da Central do Brasil. Além dela, havia linha funcionando até a estação de Jequetaí, hoje Granjas Reunidas, que era a ponta da linha. Por que Guilherme desceu em Buenopolis, sessenta quilômetros antes? Possivelmente porque ali seria possível negociar um trem de lastro para seguir até além de Jequetaí. Foi o que ocorreu: um engenheiro residente da construção da linha até Montes Claros conseguiu um deles para Guilherme e sua comitiva até Malhada do Meio, oitenta e cinco quilômetros à frente (NATAL EM JURAMENTO - http:// blogdogiesbrecht.blogspot.com.br /2012/12/natal-em-juramento-1923.html).

A BUENÓPOLIS QUE GUILHERME (MEU BISAVÔ) ENCONTROU EM 1923: http://www.bcc.org.br/filme/detalhe
/036966
(Fontes: Décio Marques; Eduardo Carneiro; Daniel Gentili; Jonathan Sobral; Gutierrez L. Coelho; O Estado de S. Paulo, 1924; http:// blogdogiesbrecht.blogspot.com.br /2012/12/natal-em-juramento-1923.html; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

Estação de Buenópolis em outubro de 2008. Foto Gutierrez L. Cordeiro
 
     
Atualização: 08.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.